quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bloco Bacanal do Bandeira ganha as ruas do Recife nesta sexta-feira (29)

O Espaço Pasárgada, gerido pela Fundarpe/Secult-PE, vai colocar, nesta sexta-feira (29), o Bloco Bacanal do Bandeira nas ruas do Recife. Criado há cinco anos, a agremiação foi inspirada no livro Carnaval, do poeta Manuel Bandeira, lançado em 1919, que marcou uma espécie de libertação do artista em relação à herança parnasiano-simbolista e consolidou o nome de Bandeira entre os grandes expoentes do Modernismo. A concentração acontecerá às 16h.


“Esse projeto é uma integralização do estudo da obra do poeta com ações educativas que envolvem palestras, oficinas, recital de poesias e o desfile da Troça Carnavalesca Mista Bacanal do Bandeira pelas ruas citadas no poema Evocação do Recife, livro Libertinagem, de 1930, com paradas durante o percurso para recital de poesias e apoteose na estátua de Manuel Bandeira, localizada na Rua da Aurora. Ao fim do percurso, o Catamaran promete saudar a corte bacante com poemas de Bandeira declamados no Rio Capibaribe”, disse Marília Mendes, gestora do equipamento cultural.
Neste ano, além do desfile, o Espaço Pasárgada receberá, a partir das 13h30, uma aula aberta do professor Marcos Carneiro, com alunos da pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Europeia de Administração e Marketing- FEPAM, que preparam uma exaltação ao poeta. Haverá ainda a participação do bloco lírico Flabelo Encantado, que se juntará aos bacantes e aos passistas de frevo do bloco.
Serviço
Bloco Bacanal do Bandeira
Quando: sexta-feira (29/1), às 16h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário