quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda

Nessa segunda-feira pré-carnavalesca, acontece a tradicional Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda, que completa 15 anos em 2016. Os grupos saem em cortejo com concentração às 20h, nos Quatro Cantos, e seguem pela Rua do Amparo com destino ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Este ano, será homenageado o falecido Mestre Armando Arruda, um dos fundadores do evento e ex-presidente do Maracatu Leão de Judá.

A festa tem um significado todo especial no ‪#‎CarnavalDeOlinda, por ser o dia não apenas da manifestação da fé, como também uma louvação à cultura afro e aos ancestrais em um espetáculo emocionante. Serão dez maracatus participantes: Maracatu Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Tigre, Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Axé da Lua, Maracatu Nação Maracambuco, além do convidado Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu.

Um espetáculo de raiz, tradicional e histórico, a Noite Para Os Tambores Silenciosos atrai centenas de pessoas à Cidade Patrimônio. Durante o cortejo, o público pode aguçar os ouvidos com sons que vão desde o batuque dos tambores até os cânticos. O ponto alto acontece justamente no silêncio respeitoso, que pede a proteção e reverencia a memória dos ancestrais, e que ocorre à meia noite na Igreja do Rosário dos Homens Pretos. No passado, ali os negros tinham liberdade de manifestação da sua religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário