terça-feira, 13 de janeiro de 2026

History2 estreia amanhã, quarta-feira, a minissérie documental Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia



Megaprodução do ganhador do Emmy Michael Imperioli (Família Soprano) revela o surgimento, a ascensão e a queda de cinco famílias lendárias da máfia de Nova York

Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia (American Godfathers: The Five Familiers), minissérie documental que o History2 estreia nesta quarta-feira, é produzida e narrada na versão original pelo ator vencedor do Emmy Michael Imperioli (Família Soprano, The White Lotus, This Fool).


A megaprodução explora a origem, a ascensão e a queda das cinco grandes famílias da máfia de Nova York: Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese. Durante mais de cinquenta anos, essas famílias controlaram múltiplos aspectos do crime organizado dos Estados Unidos, do contrabando ao tráfico de drogas, passando pela extorsão e os jogos de apostas.


Baseada no best-seller do New York Times "Five Families: The Rise, Decline and Resurgence of America’s Most Powerful Mafia Empires" de Selwyn Raab, Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia conta a extensa história da máfia das Cinco Famílias na cidade de Nova York ao longo do século XX, começando com seus primeiros vínculos com a Sicília até seu inevitável declínio, acompanhando figuras de destaque nesse meio, como “Lucky” Luciano, Joey “Crazy Joe” Gallo, Carmine Galante, John Gotti e Joseph Valachi, entre outros.


Por meio de imagens de arquivo, gravações de áudio dos próprios chefes da máfia, encenações e entrevistas exclusivas com autores, historiadores, especialistas, agentes da lei e do FBI, testemunhas e ex-membros da máfia, os telespectadores terão uma visão detalhada do funcionamento da organização criminosa mais poderosa do século passado.


O produtor Michael Imperioli destaca a importância de mostrar o lado mais cru e violento da máfia, para além do glamour e fascínio que muitas vezes envolvem essas histórias: “Você pode se deixar encantar um pouco pelo mito deste mundo, mas a verdade é que cometeram atos terríveis de violência durante muitos anos e pessoas sofreram e morreram de formas horríveis. É importante não perder de vista essa realidade”.


Alguns dos depoimentos da minissérie são de Rita Gigante, filha de Vincent Gigante, um ex-mafioso chefe da família Genovese; Michael Franzese, ex-membro da Colombo; Chris Colombo, filho de Joe Colombo, chefe dessa família; os historiadores Sami Jarroush, e Claire White (The Mob Museum); a especialista em criminalística da Universidade de Essex, Anna Sergi; os repórteres Anthony M. Destefano e Larry McSahen (New York Daily News); Paul W. Williams, fiscal federal do Distrito Sul de Nova York (1955-58); Sean McWeeney, supervisor aposentado do FBI; Pat Colgan, agente especial do FBI da divisão de Sequestros; Edward McDonald, ex-fiscal da Força Federal de ataque Contra o Crime Organizado; e os autores Alex Stille, Alex Hortis, Tom Folsom, Frank Dimatteo e o próprio Selwyn Raab.



SINOPSES DOS EPISÓDIOS


QUARTA, 14/1


A MORTE DAS VELHAS REGRAS

Esta série acompanha a máfia americana desde o seu início em Nova York durante a Lei Seca até os anos dourados da década de 1950. Como é que a violência pública, o tráfico de drogas e as suas aparições em audiências governamentais afetaram as operações e o suposto código de honra mafioso?


QUARTA, 21/1


ASCENSÃO DE NOVOS CAPOS

Episódio focado no conflito entre os líderes tradicionais das famílias mafiosas e uma nova geração de jovens gângsteres, que nasceram nos Estados Unidos. Esses novatos foram incentivados a desafiar a autoridade e as regras estabelecidas, na procura tanto por poder quanto por riqueza e vingança.


QUARTA, 28/1


O ÚLTIMO DOM

A estratégia agressiva da aplicação da lei para “erradicar” a máfia está forçando diversas famílias a encontrar maneiras cada vez mais criativas de permanecer no negócio e evitar a prisão. No entanto, alguns mafiosos estão dispostos a arriscar tudo o que têm para permanecer no poder.



Classificação Indicativa: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário