quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Instituto Dimitri Andrade celebra 10 anos com ação social para crianças neurodivergentes da Associação de Mães e Anjos Azuis



O Instituto Dimitri Andrade, referência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtornos do neurodesenvolvimento, completa 10 anos de atuação com a realização de uma ação social voltada a crianças com autismo, outras neurodivegencias e suas famílias atendidas pela Associação de Mães e Anjos Azuis, da comunidade do Caçote, no bairro de Areias, no Recife.
A iniciativa acontece no dia 31 de janeiro de 2026, das 9h às 12h, na unidade do Instituto localizada no bairro do Barro.


 


A programação reúne atividades lúdicas para as crianças, como banho de mangueira, natação, circuito funcional, oficinas de artes, musicalização e brinquedos infláveis. Para os responsáveis, estão previstas ações de cuidado pessoal, como salão de beleza, maquiagem e massagem, além de orientações nas áreas de nutrição, comunicação alternativa e direitos jurídicos. Ao final do evento, serão entregues cestas básicas e lanche aos participantes.


 


Segundo a psicóloga Frínea Andrade, diretora do Instituto Dimitri Andrade, a ação marca os 10 anos da instituição e reafirma seu compromisso com as famílias atípicas. “O Instituto Dimitri Andrade nasceu com o propósito de cuidar de famílias atípicas, e é isso que continua nos movendo ao longo dessa década. A parceria visa ampliar o acesso dessas famílias a momentos de lazer, cuidado e valorização, muitas vezes escassos em sua rotina.”, afirma.


 


Frínea Andrade destaca ainda a importância de olhar também para os cuidadores. “Na maioria das famílias, mães e responsáveis vivem concentrados nas demandas dos filhos e acabam ficando em segundo plano. Momentos como esse permitem o autocuidado e o olhar para si, o que também é essencial para continuar cuidando”, ressalta.


 


A ação é realizada em parceria com o Senac, a Embelleze e a Prefeitura do Recife.


 


SOBRE O INSTITUTO DIMITRI ANDRADE


 


O Instituto Dimitri Andrade nasceu do amor de uma mãe, a psicóloga especialista em TEA Frínea Andrade, pelo seu filho Dimitri, jovem com autismo nível 3 de suporte, que dá nome ao Instituto. Frínea ouviu do médico que seu filho nunca falaria e sequer a reconheceria como mãe. Recusando-se a aceitar esse destino imposto pelo médico, ela escolheu um caminho diferente e desenvolveu uma longa história de aperfeiçoamento. O Instituto funciona no estado de Pernambuco em três unidades: Boa Viagem e Barro, no Recife (PE), e em Palmares, mata Sul do Estado. O atendimento é feito de forma particular e também por meio de planos de saúde, ajudando a superar os limites atípicos através de atividades que vão além do consultório. 


 


Entre os serviços disponíveis estão psicologia, robótica, musicoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psicomotricidade relacional, aplicação ABA, fisioterapia e terapia aquática com os métodos BOBATH, PECS, PROMPT, TEACCH, SON-RISE, integração sensorial e DHACA. Os atendimentos são realizados com base na Análise do Comportamento Aplicada, ciência utilizada para intervenção em pessoas com neurodivergências, que auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, acadêmicas e atividades da vida diária para oferecer independência e qualidade de vida.


 


O Instituto Dimitri Andrade também atua com ações sociais, como os mutirões de atendimento gratuito, o bloco carnavalesco “Ser Diferente é Normal” e o ACELERAR, projeto que oferece atendimento de qualidade com preços mais acessíveis a pessoas neurodivergentes, para alcançar famílias que não possuem condições financeiras de pagar o valor atualmente cobrado no mercado. Também promove o Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste, um evento pioneiro na abordagem do TEA além da infância no Nordeste que acontece no Recife, capital pernambucana, desde 2023.

 


https://institutointegrarte.com.br/

https://www.instagram.com/institutodimitriandrade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário