O curso tem como objetivo facilitar o uso do celular no dia a dia, contribuindo para que os participantes utilizem a tecnologia de forma prática, segura e acessível. Durante as aulas, os alunos vão aprender desde funções básicas do smartphone, como o uso de aplicativos, acesso a serviços públicos digitais e prevenção a golpes virtuais, desafios cada vez mais presentes na rotina da população idosa.
Segundo Weldon Bispo, diretor-executivo do IEC-Brasil e coordenador do curso em João Pessoa, a proposta é garantir liberdade digital a quem historicamente esteve afastado das novas tecnologias. “O nosso público é formado, principalmente, por pessoas da terceira idade que têm pouco ou nenhum conhecimento tecnológico. Em cerca de dez aulas presenciais, elas aprendem desde ligar o celular até utilizar redes sociais com segurança, pesquisar no Google, acessar o gov.br, abrir contas bancárias digitais corretamente e se proteger de golpes”, explica.
Aulas práticas e foco na segurança digital
As aulas são totalmente presenciais e práticas, com turmas de até 30 alunos, e cada participante deve levar seu próprio celular. O curso é composto por dez encontros, realizados duas ou três vezes por semana, conforme o local e o turno.
No período da manhã, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no CRAS Grotão. Já no turno da tarde, as atividades ocorrem às segundas e quartas-feiras, no CRAS Volante Roger, e às terças e quintas-feiras, no CRAS Padre Zé.
Além de ampliar o acesso à informação, o curso fortalece o exercício da cidadania, ao ensinar os participantes a utilizarem plataformas digitais de serviços públicos, bancos e comunicação, reduzindo a dependência de terceiros e aumentando a autonomia no dia a dia.
“O instrutor começa do zero, do ato simples de ligar o aparelho até instalar aplicativos, verificar se são seguros e utilizá-los corretamente. Trabalhamos também situações do cotidiano, como tirar fotos, pedir um transporte por aplicativo e se comunicar com familiares, sempre com muito cuidado em relação à segurança digital. O foco é ensinar do zero, respeitando o tempo de cada aluno, para que essas pessoas possam se livrar de golpes e exercer plenamente a liberdade digital que hoje é fundamental para a vida em sociedade”, detalha Weldon Bispo.
Inscrições
Em 2025, o curso Digital para Todos já formou mais de 600 pessoas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Para esta nova etapa em João Pessoa, estão sendo ofertadas 120 vagas.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente nos CRAS onde o curso será ofertado: CRAS Grotão; CRAS Volante Roger; CRAS Padre Zé. Para se inscrever, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As oportunidades são limitadas e as inscrições seguem até o preenchimento total das vagas.
Sobre o IEC-Brasil
O Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC-Brasil) é uma instituição sem fins lucrativos, com mais de sete anos de atuação, integrante da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. O Instituto desenvolve ações nas áreas de sustentabilidade ambiental, economia circular, tecnologia, qualificação profissional, inovação e empreendedorismo, promovendo inclusão digital e desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário