Os alunos Jairo Marinho, Vitor Santos e Jorge Figueredo participam do programa com o projeto Beacon Navigator, selecionado na categoria Saúde e Tecnologias Assistivas. A solução foi desenvolvida para ampliar a acessibilidade em ambientes fechados, como hospitais, shoppings e instituições públicas, promovendo mais autonomia, segurança e inclusão.
"O projeto possui grande relevância técnica, social e educacional. Do ponto de vista tecnológico, exploramos o uso de beacons integrados a dispositivos móveis para solucionar um problema recorrente: a dificuldade de orientação em ambientes internos, onde sistemas tradicionais de GPS não funcionam de forma eficaz. Já sob a ótica social, a proposta apresenta potencial de gerar impacto direto em acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual", explica Jairo Marinho, idealizador do Beacon Navigator.
Como parte do programa, os estudantes participarão da Semana Imersiva Presencial, que acontece em São Paulo, entre os dias 30 de janeiro e 8 de fevereiro, com atividades voltadas ao aprimoramento das ideias e ao desenvolvimento de um protótipo. Os três melhores projetos de cada categoria recebem uma premiação em dinheiro e avançam para a fase de Finalização de Protótipos.
Ao final do programa, o grupo vencedor de cada categoria será contemplado com uma viagem de imersão para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. A experiência inclui visitas a pontos turísticos, instituições de ensino e sedes de grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google e LinkedIn, proporcionando contato direto com um dos ecossistemas de inovação mais relevantes do mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário