Fechando a programação de férias da Oficina Francisco Brennand, no próximo sábado (24), o programa Artes na Oficina traz a ativação “O meu disfarce é o Sol”, inspirada na exposição “Noites de Sol”, conduzida por Rita Vênus e fera. A atividade propõe uma vivência coletiva de criação de máscaras e disfarces brilhantes a partir da poesia de Deborah Brennand.
Inspirada nas tradições carnavalescas de confecção de vestimentas luminosas, nas quais o brilho atua como invenção de identidade, proteção e celebração, a ação convida os participantes a formar simbolicamente um bloco carnavalesco dedicado ao grande Sol, estrela que tudo toca e que, mesmo ausente, ilumina a lua e a noite.
A exposição “Noites de Sol”, que está em cartaz no museu-ateliê desde novembro de 2025 e tem a curadoria de Rita Vênus, propõe um encontro entre a poesia de Deborah Brennand, um dos principais nomes da poesia nordestina, com a pintura da artista amorí a partir do poema homônimo da autora, publicado pela primeira vez no livro “Noites de Sol ou As Viagens do Sonho” (1966), onde temas como tempo e sonho, além de imagens intensas de luz são abordados. A mostra ainda inclui o desenho “O sonho” (1950), de Francisco Brennand, que se conecta ao poema que inspira o projeto.
Com um espaço intimista e ambientação acolhedora, a exposição é um convite para que os visitantes apreciem com calma as obras. Além da pintura de amorí e do desenho de Deborah, o projeto também apresenta uma faixa sonora com onze poemas selecionados de “Noites de Sol ou As Viagens do Sonho”, recitados por Rita Vênus e pela artista Aura do Nascimento; um exemplar da edição original e rara do livro de 1966 e grande parte da obra de Deborah reunida para leitura.
Sobre a Oficina Francisco Brennand
Transformada em instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina Francisco Brennand preserva o legado do artista que lhe dá nome e promove práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. Localizada na Mata da Várzea, no Recife, abriga um vasto conjunto de obras, espaços expositivos internos e externos, conjuntos escultóricos monumentais, jardins projetados por Roberto Burle Marx e uma reserva técnica. Fundada em 1971, inclui ateliês, edificações fabris, uma capela projetada por Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, além de um café-restaurante e uma unidade de apoio no Bairro do Recife, a Casa Zero.
Serviço:
Artes na Oficina: “O meu disfarce é o Sol”: ativação da exposição “Noites de Sol”, com Rita Vênus e fera
Quando: 24/01, das 14h às 16h
Onde: Estádio – Oficina Francisco Brennand
Público-alvo: pessoas a partir de 10 anos
Ingresso: por meio de link no perfil @oficinafranciscobrennand no Instagram
Exposição “Noites de Sol”
Onde: Entressala do Cineteatro Deborah Brennand, no museu-ateliê
(Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, S/N, Várzea)
Ingressos: disponíveis no Instagram do museu @oficinafranciscobrennand

Nenhum comentário:
Postar um comentário