terça-feira, 12 de junho de 2018

Dia dos Namorados: Especialistas dão dicas para lidar com relacionamento no ambiente de trabalho


O início de um relacionamento é movido pela sensação de novas descobertas, readaptação de rotina e, ao mesmo tempo, cheio de incertezas. Esse momento de conhecer o outro pode ser mais complicado em algumas situações, como no caso de pessoas que iniciam um namoro no ambiente de trabalho. Para manter uma relação saudável nas duas áreas é necessário saber dividir o lado profissional do pessoal.


A psicóloga Anna Lívia Soares, do Hapvida, esclarece que a discrição é fundamental. “Manter uma relação restrita no trabalho, não expor a relação, evitar dar detalhes do relacionamento, brigas e discussões. Precisamos ter consciência que no ambiente profissional existe uma cultura do que se espera em relação a condutas e atitudes dos profissionais e que também existem tarefas a serem cumpridas, hierarquias a serem respeitadas. Independente do cargo, é necessário dar o exemplo e respeitar os colegas de trabalho”, orienta.

No entanto, separar as duas áreas não é tão simples quanto parece e é necessário que o casal tenha maturidade suficiente para não misturar os assuntos. Para isso, a especialista aconselha que o casal faça acordos e limite o que pode ser discutido em cada ambiente, como forma de preservar a relação amorosa e também o convívio profissional.

A discrição com a vida pessoal no trabalho também evita especulações no ambiente profissional. “É importante que dentro da empresa eles sejam vistos como profissionais e não como um casal. Isso evita situações delicadas ou fofocas e especulações no trabalho em caso de término. Além disso, é importante entender que as empresas possuem suas regras e saber lidar com isso. Por exemplo, nem sempre é possível que eles consigam tirar férias no mesmo período”, detalha Inayan Silva, Supervisor de RH da Adtalem Educacional do Brasil, grupo do qual a FBV Wyden faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário