terça-feira, 20 de setembro de 2016

20 de setembro, “Dia do Gaúcho” é comemorado com muita festa e churrasco

Hoje, 20 de setembro é comemorado o “Dia do Gaúcho”, isso porque faz uma homenagem a um dos momentos mais importantes da história gaúcha: a Revolução Farroupilha, que aconteceu nesse mesmo dia em 1835. A data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul, e está incluído na “Semana da Farroupilha”, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que acontece anualmente em todo o território. Ressaltam os costumes típicos desde vestimentas e apresentações a pratos típicos, e o que não falta é um bom churrasco.


O churrasco é uma das maiores tradições da região, como isso carrega a identidade cultural gaúcha. Não se tem ao certo registros da origem do prato, mas estima-se que os homens das cavernas já assavam carnes quando perceberam que ficavam macias com o processo. A primeira grande área de criação de gado foi no pampa, uma região de pastagem natural, onde os rebanhos ganharam os campos e se multiplicaram na região do Rio Grande do Sul. Atualmente diversos tipos de carnes e jeitos são preparados, mas não se comparam ao bom churrasco gaúcho. 

“As comemorações gaúchas tem muita música, dança e churrasco, as pessoas se reúnem em Centros de Tradições Gaúchas. Eu vim para São Paulo com 20 anos para gerenciar uma churrascaria, os donos de outras regiões costumavam fazer isso na época, pois os gaúchos sempre tiveram a fama de fazer um bom churrasco. Passei anos trabalhando com isso e hoje estou à frente da Prazeres da Carne, uma grande churrascaria. Nós estamos sempre em busca de evolução para levar à mesa o melhor que churrasco gaúcho pode oferecer” diz o gaúcho Dilamar Oliveira sócio de uma das churrascaria mais conceituadas de São Paulo, a Prazeres da Carne. 

Especialista no assunto, Dilamar também dá algumas dicas para um bom churrasco. Para isso algumas coisas devem ser levadas em conta antes da realização, como a quantidade de carne por pessoa, quais serão os acompanhamentos, modo de preparo e se alguma carne precisará de pré-preparo, como a costela por exemplo, que precisa assar 4 ou 5 horas antes, para depois ser colocada em um espeto no alto da grelha. O ideal são 400g de carne e 200g de acompanhamento (farofa, arroz, maionese etc) por pessoa. O carvão deve ser aceso 30 minutos antes do início do churrasco e a cada 40 minutos, devem ser acrescentados pelas laterais da churrasqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário