quinta-feira, 26 de março de 2015

O Livro das Emoções será lançado quinta-feira (2) de Abril no Empório Café

Será lançado na próxima quinta-feira (2), às 19 horas, “O Livro das Emoções”, no Empório Café, em João Pessoa. Organizado pelas professoras-doutoras Elisa Pereira Gonsalves e Francisca Alexandre de Lima, “O Livro das Emoções” reúne textos de Grupo de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba sobre temas como raiva, egoísmo, tristeza, possessividade, medo, ansiedade, vingança, inveja, aversão, amor, empatia, bom humor, gratidão, alegria e felicidade. A obra sai com o selo da Editora CRV, do Paraná, e custará R$ 30,00 na ocasião do lançamento.

 
Elisa Gonsalves 

Francisca Alexandre 

Segundo as organizadoras, a obra apresenta artigos sobre os temas mencionados, sempre com fundamentação teórica, mas numa linguagem acessível que pode ser apreendida tanto pelo profissional das áreas de Educação ou Saúde, quanto por alunos e o leitor comum. “É um livro fundamental para compreendermos nossas atitudes, nossas emoções”, afirmam. Além de Elisa Pereira Gonsalves e Francisca Alexandre de Lima, a obra conta com textos de Cínthia Galiza, Márcia Rique Caricio, Daniela Gomes, Andressa Raquel de Oliveira Souza, Anniely Laís Lima Melo, Jefferson Silva Pia, João Pedro dos Anjos Figueiredo, Ricardo Targino Pereira.

As organizadoras explicam que a intenção do livro é a de, também, buscar saídas para uma situação que, de certa forma, todos nós estamos submetidos: o “analfabetismo emocional”, que se manifesta na depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares, suicídio, bullying, alcoolismo, dentre outros. “Alfabetizar-se emocionalmente é uma necessidade contemporânea urgente para sociedades imersas em altos índices de violência, de competição e de desamor. Aprender a vivenciar as emoções é uma possibilidade de concretizar a saúde emocional. Neste sentido, “O Livro das Emoções” configura-se como uma espécie de cartilha, oferecendo os primeiros passos para que o leitor possa compreender um conjunto significativo de emoções, superando o estado de analfabetismo emocional e utilizar a própria emocionalidade a seu favor”, comentam.
  
QUEM SÃO AS ORGANIZADORAS 

Elisa Pereira Gonsalves é Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. É Professora Associada do Centro de Educação da UFPB, onde integra a linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. É Facilitadora Didata em Biodanza pela International Biocentric Foundation. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Emocionalidade da UFPB. 

Francisca Alexandre de Lima é Doutora em Educação na no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. É Pedagoga pela UFPB e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professora Adjunta do Centro da Universidade Federal. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Emocionalidade da UFPB.


SERVIÇO

Evento: Lançamento de “O Livro das Emoções”

Local: Empório Café (Rua Coração de Jesus, 145, Tambaú, João Pessoa)

Horário: 19 horas

Data: 02.04.2015 
Preço do livro no lançamento: R$ 30,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário