Agora, a lista dos indicados entra para a votação do júri nacional, que conta com mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos, e terão o período do dia 10 até 25 de setembro para eleger os vencedores de cada categoria.
"É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso! Sendo assim, a Comissão Julgadora não pode deixar de prestigiar esta paisagem deslumbrante, selecionando mais de 10 obras na maioria das categorias", comenta a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista.
A divulgação dos vencedores ocorrerá até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro. A data e local da cerimônia do 37º Troféu HQMIX será divulgada até o final de setembro.
O HQMIX é um parâmetro para as análises de mercado pelos editores e autores, porque, nos últimos 36 anos, conta a evolução da linguagem mais longeva da comunicação humana, que começou com os desenhos rupestres nas cavernas.
O Brasil é um dos países onde mais se publica quadrinhos, e assim como o futebol e o samba é quase uma unanimidade entre a população. Aproximadamente 88% das pessoas já leram pelo menos uma vez alguma revista em quadrinhos. E essa cultura passa de geração em geração nos últimos 156 anos, desde que Angelo Agostini publicou na Revista Vida Fluminense seu personagem “Nhô Quim”.
O Troféu demonstra que a produção de quadrinhos no Brasil continua forte e promissora. Desenhistas brasileiros estão sendo cada vez mais premiados, inclusive fora do Brasil, pela qualidade e força de suas histórias. Portanto, o Troféu HQMIX cumpre a função de promover, exaltar e fortalecer o mercado de quadrinhos no Brasil.
A Comissão Julgadora da fase de indicados é composta por: Anne Quiangala (pesquisadora na área de quadrinhos); Nara Bretas Lage (pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos); Thiago de Barros Carneiro (profissional de Comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd); Natania Aparecida da Silva Nogueira (Dra. em História e pesquisadora); José Alberto Lovetro (jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil - ACB); e Daniela Baptista (presidente da comissão de júri).

Nenhum comentário:
Postar um comentário