quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Divulgada a lista dos indicados ao maior prêmio dos Quadrinhos no Brasil



Foram quatro meses de análise profunda pelo júri de especialistas da área dos quadrinhos sobre as mais de 1.500 inscrições, neste ano, para a seleção dos indicados ao 37º Troféu HQMIX. São 28 categorias, com cerca de dez indicações para cada.
Além dessas, ainda há outras categorias, que são escolhas de outras Comissões Julgadoras e de premiação, como os trabalhos de TCC, Doutorado e Mestrado para a área acadêmica, e Projeto Gráfico, Relevância Internacional, Grande Mestre, Projeto Editorial e as necessárias homenagens.


Agora, a lista dos indicados entra para a votação do júri nacional, que conta com mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos, e terão o período do dia 10 até 25 de setembro para eleger os vencedores de cada categoria.


"É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso! Sendo assim, a Comissão Julgadora não pode deixar de prestigiar esta paisagem deslumbrante, selecionando mais de 10 obras na maioria das categorias", comenta a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista.


A divulgação dos vencedores ocorrerá até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro. A data e local da cerimônia do 37º Troféu HQMIX será divulgada até o final de setembro.


O HQMIX é um parâmetro para as análises de mercado pelos editores e autores, porque, nos últimos 36 anos, conta a evolução da linguagem mais longeva da comunicação humana, que começou com os desenhos rupestres nas cavernas.


O Brasil é um dos países onde mais se publica quadrinhos, e assim como o futebol e o samba é quase uma unanimidade entre a população. Aproximadamente 88% das pessoas já leram pelo menos uma vez alguma revista em quadrinhos. E essa cultura passa de geração em geração nos últimos 156 anos, desde que Angelo Agostini publicou na Revista Vida Fluminense seu personagem “Nhô Quim”.


O Troféu demonstra que a produção de quadrinhos no Brasil continua forte e promissora. Desenhistas brasileiros estão sendo cada vez mais premiados, inclusive fora do Brasil, pela qualidade e força de suas histórias. Portanto, o Troféu HQMIX cumpre a função de promover, exaltar e fortalecer o mercado de quadrinhos no Brasil.


A Comissão Julgadora da fase de indicados é composta por: Anne Quiangala (pesquisadora na área de quadrinhos); Nara Bretas Lage (pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos); Thiago de Barros Carneiro (profissional de Comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd); Natania Aparecida da Silva Nogueira (Dra. em História e pesquisadora); José Alberto Lovetro (jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil - ACB); e Daniela Baptista (presidente da comissão de júri).


Confira Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário