A busca pela atividade física tem crescido entre todas as idades como elemento fundamental da saúde do corpo e da mente. Consequentemente, aumenta a necessidade de mais profissionais de Educação Física bem preparados.
Na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), o curso é oferecido dentro de uma visão integrada entre o conhecimento aprofundado do corpo humano e a prática. E, ainda, unindo o aluno de educação física aos seis outros cursos da instituição – medicina, fisioterapia, nutrição, odontologia, enfermagem e psicologia – em práticas de atendimento com estudos de casos de pacientes.
INFRAESTRUTURA PRIVILEGIADA
Na FPS, localizada na Imbiribeira, o aluno de educação física conta com uma infraestrutura completa considerada como única na região para a vivência prática. Além de terem aulas no IMIP (Instituto Materno Infantil de Pernambuco) desde o primeiro período, os alunos possuem tecnologia de ponta em diversos laboratórios.
Conta com um complexo esportivo dentro do Campus, contendo duas quadras poliesportivas indoor, uma pista de atletismo indoor, um campo de society, piscina semiolímpica, quadra de esportes de areia, sala de atividades rítmicas, prática de ginástica, luta e dança. No início deste semestre, a faculdade está inaugurando uma academia de musculação, com quase 1.000 metros quadrados de área e máquinas entre as mais modernas do mercado, que se equiparam a de academias de médio a grande porte do Recife.
LABORATÓRIOS
Além disso, os estudantes de Educação Física da FPS têm acesso aos laboratórios de Anatomia e Modelos; Imagens; Comunicação e Ensino; Recursos Digitais; Primeiros Socorros; Fisiologia e Desempenho Humano; Práticas Esportivas e de Ensino; Cultura, Movimento Corporal e Práticas de Ensino. Todos eles foram desenvolvidos com equipamentos de última geração e alto nível de sensibilidade científica, permitindo ao estudante de Educação Física se qualificar tecnicamente e com segurança para encarar com o máximo de precisão os diferentes desafios da profissão.
Nesses laboratórios, os estudantes podem realizar procedimentos técnicos e práticos como avaliação da composição corporal, avaliação ergoespirométrica, avaliação de desempenho esportivo, identificação de talento esportivo, estratificação de risco cardiovascular, testes de funcionalidade e força muscular e outras avaliações do movimento humano.
“Um dos laboratórios mais esperados pelos estudantes é o de inteligência artificial (AI), além das atividades práticas em áreas hospitalares”, conta Cristianne Tomasi, mestre em Educação Física e coordenadora do curso.
OUTROS DIFERENCIAIS DA FPS
O curso possui os graus Bacharelado e Licenciatura, ambos presencialmente, com grandes diferenciais em relação a outras universidades do país. Uma delas é a metodologia pioneira e inovadora, já que é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a oferecer um curso de Graduação em Educação Física que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em todas as atividades. Para o curso, as aulas são 80% práticas e realizadas em sua totalidade dentro da instituição.
“O ideal é que, quando procurar o curso, o aluno não apenas conheça as dependências da instituição. Falando em educação física, procure ver se seu curso é prático e teórico, uma vez que a profissão é muito prática e a gente precisa ter qualidade e precisão da aplicabilidade das atividades que serão realizadas com o aluno“, aconselha Cristianne.
Além disso, a coordenadora destaca ainda que o aluno precisa estudar sobre o corpo docente. Tomasi aponta que é preciso verificar se o grupo é composto por pesquisadores, qualificados e se têm experiência prática no mercado. “Isso é o que faz a construção de novos profissionais, para eles serem diferentes na atuação futura no mercado de trabalho”, ressalta.
DIFERENÇA ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA
A atuação da licenciatura possibilita ao profissional ocupar espaços educacionais no ensino público e privado, além de estar apto para prestar concursos e participar de editais.
Com o bacharelado, ele pode exercer a profissão nas diferentes áreas do treinamento desportivo e da atividade física. Entre os locais de trabalho, estão academia, recreação, clubes esportivos, entre outros. Na Faculdade Pernambucana de Saúde, a nova matriz curricular é utilizada, o que permite ao aluno se formar em ambos os graus.
FORMAS DE INGRESSO
Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do ENEM, Transferência ou como Portador de Diploma. Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da FPS durante os processos.
O curso de Graduação em Educação Física da FPS tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura. Dessa forma, para os dois primeiros anos do curso, os alunos irão cursar uma etapa comum (1º ao 4º período), que compreende o núcleo de estudos de formação geral identificador da área.
Ao finalizar a etapa comum, o estudante poderá, via edital interno da Instituição de Ensino Superior FPS, selecionar qual modalidade irá cursar na etapa específica (Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Educação Física – dois últimos anos – do 5º ao 8º período), na qual o estudante, a partir da sua opção, terá acesso aos conhecimentos específicos da área escolhida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário