sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Equipe Positronics participa de seletiva para Olímpiada Brasileira de Robótica neste final de semana

O time, composto por cinco equipes com 16 alunos do Colégio Santa Emília, disputa uma das seis vagas com mais de 200 equipes concorrentes de todo Nordeste

A premiada equipe Positronics de Robótica do Colégio Santa Emília (CSE) participa neste sábado e domingo (12 e 13/09), das 9h às 18h, de seletiva para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a competição mais disputada no Brasil, que acontece nas dependências da Escola Sylvio Rabello, localizada na Avenida Mário, s/nº, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Para garantir uma das seis vagas diante de cerca de 200 equipes concorrentes de outros estados do Nordeste e  deixar o projeto “redondo”, o grupo  que vai representar o (CSE) dedicou mais de 20 horas semanais aos treinos, inclusive sábados e domingos.  A missão é desenvolver um robô-resgate que seja capaz de passar por diversos percursos e obstáculos até salvar a vítima.



Composto por cinco equipes e um total de 16 alunos com idade entre 11 e 18 anos, o time que vai representar o Colégio Santa Emília na OBR este ano foi destaque em 2014 ao garantir o segundo lugar nacional em duas categorias. Para “rodar” o projeto foram realizados testes e melhorias, tudo isso sob o comando do mentor Lucas Cavalcanti, ex-aluno da escola, hoje, graduando em engenharia da competição. Para desenvolver cada robô, além das longas horas de dedicação, os alunos também precisam ter conhecimentos em eletrônica, programação, lógica, física e até mesmo conceitos básicos de geometria. Para Lucas, outros pré-requisitos são importantes. “É necessário ter muita força de vontade e não ter medo de falhar. Montar robôs é um processo em que precisamos aprender muito com os erros, afinal muita coisa dá errado na hora da competição”, explica.

Otimista e entusiasmado com mais uma participação na competição, Lucas Cavalcanti destaca que a OBR é também oportunidade de aprendizado. “É super importante participar de todas essas competições, elas nos trazem para a realidade e nos ensinam muito, não só assuntos técnicos, mas também muita percepção e tomada de decisão. Afinal, os robôs apresentam problemas durante o campeonato, uma situação que exige muito controle e foco para resolver.”

TÍTULOS: Pioneira em Pernambuco, a equipe de Robótica do Colégio Santa Emília já conquistou diversos títulos na área. Em 2014, a equipe participou do Mundial de Futebol de Robôs (Robocup) no Brasil, conquistando sete premiações para o Brasil, em três categorias, somando três troféus e quatro certificados. Pela primeira vez o mundial foi realizado no Brasil.  Em 2013 o mundial ocorreu na Holanda, onde os alunos trouxeram na bagagem duas premiações para o Brasil, em duas categorias: Categoria “Dance” (Prêmio de melhor performance de super team) e Categoria “Soccer” (Prêmio de melhor trabalho em equipe).

A equipe já representou o Brasil e Pernambuco nos seguintes mundiais de Robótica: (Turquia 2011, México 2012, Holanda 2013 e Brasil 2014). Na Competição Brasileira de Robótica (CBR) de 2014, eles garantiram vaga mais uma vez em um mundial, desta vez, na China. A Robocup é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. Mais de cinco mil estudantes participaram da competição.

Em 2012, os alunos do Positronics conquistaram o 1º lugar da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Fortaleza, no Ceará, ao criar um robô para resgatar uma "vítima". Foi a primeira vez em que uma equipe do Norte/Nordeste conquistou o título. Os alunos do Colégio Santa Emília também conquistaram o segundo lugar nas categorias RoboCup Junior Dance, nível 2, e Robocup Soccer, nível 1, o quarto lugar no Robocup Junior Dance, nível 1, e ainda foram Medalha de Mérito Internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

MENTOR – Lucas Cavalcanti assumiu a mentoria da área de Robótica no Colégio Santa Emília. Graduando em engenharia da computação pela UFPE, técnico em eletrônica pelo IFPE. Já participou de vários campeonatos de robótica, nacionais e internacionais, obtendo premiações como 3º lugar no mundial da RoboCup, bi-campeão da Olímpiada Brasileira de Robótica e melhor robô de resgate na RoboCup 2014, todos pela equipe Positronics. Atualmente além de cursar a graduação, atua e pesquisa na área de Robótica pelo C.E.S.A.R. e também orienta as equipes de robótica do Colégio Santa Emília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário