Verônica Oliveira, empresária do ramo alimentício nos Estados Unidos, onde possui os restaurantes BR Takeout, em Framingham e Milford- Boston, e a fábrica Tapioca da Baiana, empregando 27 funcionários diretos e 50 indiretos, além de autora do livro “Não basta empreender, tem que entender de pessoas”, destaca a importância de usar elogios públicos com moderação. "Ao elogiar um colaborador na frente dos outros, você reforça comportamentos positivos, o que pode inspirar a equipe a alcançar resultados semelhantes. Isso ajuda a criar uma cultura de excelência", afirma.
Apesar dos benefícios, Verônica ressalta que é essencial considerar o ambiente e as preferências individuais. "Nem todos se sentem à vontade com a exposição pública. Alguns podem se sentir constrangidos, enquanto outros podem ver os elogios como injustos, caso não haja equilíbrio", adverte. Isso pode criar um ambiente de competição e ressentimento, prejudicando a colaboração entre a equipe.
Verônica ainda alerta para o risco de desmotivação quando os elogios não são percebidos como justos. "Elogiar sempre as mesmas pessoas ou de forma que pareça desigual pode afetar a percepção de reconhecimento entre os outros colaboradores. Por isso, é fundamental equilibrar os elogios públicos com feedbacks privados, para garantir que todos se sintam valorizados", conclui.
O segredo, segundo Verônica, está no equilíbrio. Elogios públicos podem ser motivadores, desde que acompanhados por reconhecimento individual, promovendo um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
Instagram Verônica Oliveira:
https://www.instagram.com/verotapiocadabaiana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário