quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Transporte de pets: saiba como se preparar para viagens internacionais



Com a alta temporada de férias à vista nos próximos meses, o planejamento de viagens volta a fazer parte da programação dos consumidores. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a estimativa é que o setor cresça 60% até o final do ano, ultrapassando R$15 bilhões em receita. Somente no primeiro semestre deste ano, o volume de voos internacionais quase dobrou no Brasil, registrando um aumento de 43% em comparação ao mesmo período de 2021 (dados da MaxMilhas), e a expectativa é que a alta se mantenha mês a mês.

Neste planejamento de viagens para diferentes destinos, ou em processos de mudança de país, muitas famílias precisam se organizar para o transporte dos pets, que passaram a acompanhar ainda mais a rotina dos brasileiros durante a pandemia. Segundo a pesquisa Radar Pet, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), entre os donos de animais de estimação existentes no Brasil, 23% se tornaram tutores durante o período da crise sanitária. Consequentemente, o faturamento do mercado voltado aos animais também cresceu 27% de 2020 para 2021.

Atenta a este potencial, a One Moving, empresa brasileira de mudanças internacionais e serviços logísticos, passou a oferecer a funcionalidade de transporte de animais a partir de fevereiro deste ano, contemplando a esse serviço a excelência de atendimento já reconhecida em suas demais ofertas. De abril a agosto, a companhia já efetuou 45 transportes de pets para diferentes destinos nacionais e internacionais (grande parte para América do Norte e Europa) e espera um aumento da demanda para os próximos meses. 

“Sabemos que os pets fazem parte da vida de nossos clientes e nossa missão é entregar soluções que prestem suporte e facilitem todo o processo de mudança. Pensando nisso, criamos um departamento especializado em transporte pet, que oferece o preparo necessário para que os donos e os animais tenham conforto, tranquilidade e segurança durante todo o translado. Temos um time dedicado de pessoas que, além de experts em animais de estimação, possuem um carinho especial por eles”, afirma Wesley Thomé, diretor executivo da One Moving.

No Brasil, para o transporte internacional de animais, são considerados como animais de estimação apenas gatos, cachorros e coelhos. Por sua vez, roedores, aves e répteis se enquadram como carga viva e precisam embarcar seguindo outras regras de traslado. Para os pets, as exigências das empresas aéreas variam entre a modalidade de embarque (acompanhado ou desacompanhado, viagem na cabine ou porão) e vão desde a documentação dos animais e atualização de vacinas, até o uso de caixas de transporte adequadas, peso máximo do animal, limite de animais a bordo e exames veterinários.

A One Moving, como agente da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), trabalha com todas as companhias aéreas existentes, é membro e conta com parceiros em importantes associações relacionadas a transporte de mudança e transporte pet. Wanessa Urbaneto, gerente responsável pela área de pets na companhia, reforça que o processo de transporte de animais requer cuidado e um alto conhecimento sobre as particularidades de cada animal e de cada companhia aérea. 

No processo de preparação do animal e adequação aos requerimentos, que pode demorar de semanas até mais de um ano (a depender da companhia aérea e do país de destino), a One Moving presta suporte aos clientes em todos os momentos. Os serviços da empresa podem ser solicitados a partir de uma etapa específica (documentação e embarque na aeronave, por exemplo) ou pode contemplar a modalidade porta-a-porta, na qual a companhia se responsabiliza por todos os cuidados e transporte do pet, desde a saída da casa de origem até o encontro com seus tutores no país de destino. 

Para os serviços de embarque, a One Moving providencia toda a documentação necessária de acordo com as determinações tanto do país de origem quanto de destino. A companhia conta com uma equipe de veterinários e despachantes preparados para executar todo o procedimento legal e oferece suporte com vacinas, implementação de microchip, laudo sorológico, preparatórios para a quarentena e emissão de import permit (exigidos de acordo com o país de destino).

Na etapa de documentação, há um departamento especializado para ajudar o cliente a cumprir previamente todas as exigências e orientar na escolha correta da caixa transporte/kennel, levando em consideração as regras do destino, da companhia aérea e as características da raça do animal. Também está disponível o serviço de hospedagem pet para viagens em que há essa necessidade.

“Sabemos como esse momento de separação entre cliente e pet é delicado, por isso, em nossos serviços oferecemos o transporte até o destino final dos animais, na residência de seus tutores. Também temos diversas parcerias com hotéis que podem abrigá-los, caso a data ou horário do embarque sejam divergentes”, relata Wanessa. “Antes do embarque, ainda orientamos os clientes sobre os exercícios de adaptação necessários para que o animal fique tranquilo durante todo o período de voo, e mantemos contato direto com os tutores, enviando fotos e vídeos, para que todos estejam confortáveis no processo”.

Sobre a One Moving

A One Moving oferece uma estrutura completa para todos os serviços relacionados ao transporte internacional de bens pessoais, além de serviços de relocation.  A empresa dispõe de soluções exclusivas, como rastreamento em tempo real e inventário eletrônico com registro fotográfico para aumentar a segurança e confiabilidade em todo o processo de mudança. Criada por profissionais com larga experiência no mercado de mudança internacional, conta com o apoio financeiro de um fundo de investimento que garante sua solidez e proporciona o suporte financeiro para que todo o seu patrimônio esteja protegido. Mais informações em: https://onemoving.com.br/. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário