quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Produtos biotecnológicos estimulam crescimento e aumentam produtividade no cultivo de batatas



Com o uso de fertilizantes com bactérias inteligentes da Superbac, fazenda do Triângulo Mineiro obtém aumento de 5% na produtividade e de 10% no crescimento médio dos batatais

Incrustada na região do Triângulo Mineiro, que fica situado entre os rios Grande e Paranaíba, fazendo divisa com os Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, a pequena cidade de Perdizes (com cerca de 16 mil habitantes) sedia a Fazenda Agro Petrachi.

Administrada pelo produtor rural, Sérgio Luiz Petrachi, que se dedica há mais de 32 anos ao cultivo de leguminosas, trigo e café, a fazenda possui 2.400 hectares, dos quais 920 são destinados, exclusivamente, ao cultivo de batatas.

Aliás, o agricultor não poderia ter escolhido melhor lugar para a sua propriedade, já que a região do Triângulo Mineiro ocupa a sexta posição no ranking de produtividade, sendo considerada uma das maiores produtoras de batatas do Brasil. Não é à toa que ele é o segundo maior produtor destes legumes em Minas Gerais.

Melhores resultados com biotecnologia

Sérgio Petrachi adquiriu a propriedade entre os idos de 1997 e 1998. Mas somente no ano de 2011, começou a cultivar os batatais. O produtor conta que, de alguns anos para cá, sua plantação vem obtendo um crescimento progressivo. Um fator preponderante para esse resultado foi a utilização de fertilizantes biotecnológicos da Superbac. O agricultor descreve que começou a usar os produtos há três anos, em uma pequena área e, posteriormente, estendeu o uso para 100% do plantio. “Já tínhamos a experiência com outros fertilizantes organominerais, mas foi com a Superbac que tivemos os melhores resultados, e o que mais chamou a nossa atenção foi toda a tecnologia que existe aliada a estes produtos”, enfatiza.

Dentro de sua programação anual, o administrador da Agro Petrachi inicia as colheitas em julho e termina em novembro e, com o uso dos fertilizantes biotecnológicos da Superbac, ele percebeu importantes mudanças. “Houve um maior desenvolvimento da planta, com um enraizamento melhor e mais forte, culturas mais resistentes e uma aparência mais verde da plantação. Além disso, a aplicação dos produtos resultou em um aumento de 5% na produtividade”, salienta.

Sérgio Petrachi também destaca um crescimento médio de 10% na cultura de batatas com o uso dos fertilizantes biotecnológicos, bem como uma melhora significativa na microbiota do solo.

Todos esses benefícios acontecem graças à linha Supergan de fertilizantes da Superbac. Produzidos por meio de processos naturais e inovadores, os produtos combinam um condicionador biológico de solo rico em bactérias (com tecnologia Smartbac, de “bactérias inteligentes”), com macro e micronutrientes. Essa fusão promove o reequilíbrio do solo e cria um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas.

Feedback técnico

Para Sérgio, da Agro Petrachi, além da qualidade dos fertilizantes organominerais, a assistência técnica fornecida pela Superbac é um capítulo à parte. “A equipe de profissionais do suporte da empresa desenvolve um trabalho muito direcionado e diferenciado. Eles vêm até a propriedade, acompanham todo o plantio e depois ainda realizam um trabalho em conjunto conosco para checar o desenvolvimento da raiz, e como ele está em comparação com o uso de adubos químicos. É um trabalho que vai do início do plantio até a colheita. Isso nos traz uma segurança ainda maior sobre o produto utilizado e o trabalho que está sendo feito”, ressalta o produtor.

Por todos esses benefícios, Sérgio recomenda o uso dos fertilizantes da marca: “Essa agricultura mais organomineral, mais regenerativa que o pessoal tem falado muito depende de cada produtor, mas quem tiver a cabeça aberta para esse tipo de tecnologia pode usar sem medo, que vai dar resultado”, aponta o administrador da Agro Petrachi.


Sobre a Superbac


Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como: agrobusiness, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário