sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Primeiro Emprego: Em expansão, mercado de assistência técnica em celulares gera oportunidades para os jovens



A demanda de telefones, tablets, relógios, fones e Macs e imacs para conserto está cada dia maior. Com essa nova era de trabalhos home office e estudos Ead fez com que aumentasse ainda mais o número de assistências, e consequentemente gerando muitos empregos no setor.

Segundo a empresária Michelle Menhem, especialista em tecnologias, o mercado de assistência técnica está em expansão e gerando para muitos jovens a oportunidade do primeiro emprego. “O primeiro passo é escolher uma boa escola com professores referência no mercado e fazer o primeiro módulo iniciante de uma semana, que pode custar em média R$1.200 de investimento”, completa.

O setor não apenas tem atraído os jovens, mas um público bem diversificado que quer conquistar sua primeira profissão e empresa em um mercado promissor e em constante crescimento.

“Como é um curso rápido, após a conclusão o aluno já sai apto a abrir a sua própria assistência e todas as informações necessárias para começarem a empreender no segmento, e isso é um grande facilitador”, conta Michelle.

As mulheres estão se destacando cada vez mais na profissão e conquistado o mercado. Devido a sensibilidade e delicadeza acabam se identificando com o ramo. A Lucimeire Correa, 29 anos, é do interior de SP e se especializou na área da manutenção de celulares. “Montamos nossa loja em 2013, onde o Willians meu esposo trabalhava como técnico e eu o auxiliava no atendimento. Willians que tomava conta de tudo bancada e administração, porém ele tinha outros projetos em mente, em 2018 o canal dele no Youtube Willians Celulares se destacou e ele teve a ideia de montar um curso online de Manutenção de Software em Celulares, foi quando ele começou a se sobrecarregar e houve então a necessidade de ter outra pessoa de extrema confiança para auxiliá-lo e eu acabei indo para bancada. Hoje sou a técnica responsável pela bancada e administração da loja. Confesso que entre administrar a loja e ficar na bancada prefiro ficar na bancada, a responsabilidade é maior, mas eu gosto muito. O prazer de reviver um aparelho "morto" não tem preço”, conta Lucimeire.

O maior desafio da profissão é estar sempre aprendendo, o mercado não para e exige dos técnicos constante atualização. Os ganhos dependem de números de reparos executados, mas com toda certeza é possível tirar muito mais que um salário mínimo em um mês. Depende de vários fatores como marketing, dedicação e números de reparos, quanto mais serviços mais ganham.

Daiane Macario, 28 anos, moradora de Fartura, uma pequena cidade no interior de São Paulo, conta que a princípio sempre teve interesse nessa área de reparos em smartphones e tudo que seria ligado a eletrônica, e seria impossível não chamar a atenção com um professor dentro de casa, afinal, seu pai também é do mesmo ramo, porém com a parte de televisores. “Lembro de quando ficava em baixo da mesa de serviço do meu pai mexendo com as peças de trabalho dele, se quando eu não as levava até o quarto e ficava horas montando e as desmontando”, conta.

Aos dezenove entrou na faculdade, cursou três anos de fisioterapia, porém no decorrer do curso passou a enxergar que não era algo que a agradava, já não se encaixava nesse ramo.  Enquanto isso, para arcar com seus gastos, teve experiências em perfumarias e fábricas de jeans. Logo após trancar a faculdade, deu início a um novo emprego na advocacia e onde trabalhou por quatro anos e sete meses.

“Em um dia comum de serviço, tive a oportunidade de encontrar no Instagram a escola Tech Channel Capacitações, que como uma boa amante de aparelhos eletrônicos fui mais afundo e pesquisei a respeito, foi quando me deparei com a história da Michelle Menhem, e fiquei encantada. No mesmo momento, depois de toda a observação, senti a sede de entrar em contato e me inscrever para o curso de iniciante reparos em smartphones, que aconteceria no próximo mês.  Viajei por 6 horas de ônibus, cerca de 350 km. Ao longo da semana, conforme os dias de estudos iam se concretizando, me mantive na certeza de que era aquilo que eu queria para a minha vida”, conta Daiane Macario.

Para finalizar, a dica de Michelle Menhem para escolher a assistência técnica certa é verificar o espaço e os certificados do profissional. Pedir checklist quando entregar seu aparelho, serviço efetuado na sua frente com transparência, e também regências e indicações ajuda bastante. É válido pesquisar sobre. 


Fonte:

Michelle Menhem l @michellemenhemm

Especialista em tecnologias

CEO Grupo Skytech @solutionsskytech @skymachinesolucoes @techchannelcapacitacao

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