quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Natura Ekos marca presença no Rock in Rio Brasil 2022 junto ao seu processo produtivo sustentável



Ekos materializa a atuação da marca na Amazônia e, por isso, foi escolhida como destaque para o Rock in Rio Brasil 2022. Na Loja Pop Up Natura, desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic, as pessoas terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo da marca Ekos, pensado de forma integrada às comunidades locais, respeitando os ciclos da natureza e o conhecimento tradicional, além de destacar a Amazônia como polo de inovação e cultura.
Com o sensorial único de Ekos, que o público poderá sentir por meio da experimentação de produtos na Loja e ao consumi-los as pessoas contribuem com um ecossistema de mais de 8 mil famílias no processo produtivo e com a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta. Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, além de cremes de mãos da linha.

O grande destaque será Ekos Castanha, fruto da castanheira, uma das mais belas espécies da Amazônia, e um dos exemplos do profundo processo de pesquisa na região e da rede sustentável de economia de floresta em pé promovida pela Natura. A árvore é capaz de manter viva um ecossistema de mais de 300 espécies animais e vegetais, e de sustentar muitas gerações de famílias coletoras, a castanheira é uma árvore imponente e forte, indispensável para conservação da floresta. A coleta de castanhas simboliza o desejo ancestral de alimentar a vida com mais significados.

Principal fonte de proteína da floresta, é uma das maiores e mais antigas árvores da Amazônia e pode medir até 50 metros de altura e viver mais de 500 anos. O processo de colheita das castanhas é artesanal e iniciado todos os anos no mês de março, junto a famílias da comunidade São Francisco do rio Iratapuru, na região amazônica. No período das chuvas elas trocam a roça e a pesca pela busca dos ouriços e sobem os rios levando os mantimentos e instrumentos necessários, se alojam perto das águas na profundidade da mata e distribuem entre elas as áreas de colheita, para que todos se beneficiem. Os castanheiros que fazem a colheita para Natura Ekos apanham os frutos caídos no chão, deixando o restante para a floresta continuar de pé e o ecossistema não se alterar.

As cápsulas são então partidas no local e as castanhas recuperadas são lavadas e escolhidas no rio: aquelas que flutuam são descartadas; as outras são levadas para a comunidade. As castanhas são extraídas dos seus ouriços e depois raladas e prensadas para obter um leite nutritivo que serve de base à alimentação das comunidades amazônicas. E é ao efetuar o seu trabalho de transformação da noz de castanha em leite que as mulheres das comunidades das aldeias descobriram a sua principal propriedade cosmética: ao amassar as lascas de castanha, ficavam com as mãos infinitamente suaves.

O processo de extração da castanha envolve 436 famílias produtoras e agroextrativistas, representando 3 comunidades rurais. A Natura investe em treinamento para manejo sustentável, garantindo a conservação da floresta e segurança dos trabalhadores.

Natura Ekos é precursora do conceito de biobeleza – uma beleza que é guiada pela alta performance e pelo cuidado e respeito com o meio ambiente e pessoas – e do modelo de negócio sustentável, que utiliza a biodiversidade brasileira como vetor de inovação, contribuindo para a conservação e regeneração da Amazônia, para o comércio ético e justo e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da floresta. 

Para saber mais sobre a marca Ekos, acesse: https://www.natura.com.br/ekos

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da "Nave - Nosso Futuro É Agora", a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário