quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Contabilidade 5.0: Especialista explica como se adequar as atribuições da profissão



Um dos produtos de transformação digital que vem crescendo em todo mundo é a contabilidade 5.0. Esse modelo é baseado na tecnologia,  estratégia e alta performance, que acumulam valor aos negócios com uma visão de futuro e que priorizam a inovação. As empresas que  visam se destacar em um mercado competitivo, optar pela contabilidade 5.0 é um diferencial.

Com o avanço da tecnologia, dos meios de comunicação, da globalização e da internet houve uma grande quebra no paradigma da contabilidade, assim como nos modelos de gestão e estrutura das empresas. De acordo com o especialista em finanças e sócio da AJS Capital, Aurimar Borges, a transformação digital está em avanço e isso trouxe benefícios.

''A chamada transformação digital está avançando bastante e isso trouxe muitas vantagens para quem procura se diferenciar e ter os melhores resultados no mercado. Trouxe ainda a necessidade de maior adequação tecnológica e visão do todo'', explica.

Ainda de acordo com Aurimar Borges, a transformação digital deixou a contabilidade mais inovadora. ''Além dos recursos e visão da contabilidade 4.0, as metodologias passam a ser mais ágeis nos processos, permitindo um processo de melhoria contínua. Também é utilizado recursos de alta tecnologia na rotina contábil, como Big Data, Inteligência Artificial, Análise Preditiva, Internet das Coisas e outros recursos de alta performance'', conta.

Vantagens

Diversos processos contábeis e financeiros da empresa podem ser terceirizados e melhorados levando em conta  os ideais da contabilidade 5.0. O BPO Financeiro é um desses casos.  Outras atividades como: contabilidade consultiva, digital, e automação fiscal, são novidades relacionadas à transformação digital e à contabilidade 5.0.

O especialista Aurimar Borges explica que as atividades que não possuem o intuito fim do negócio podem ser terceirizadas, contratando especialistas e em cada assunto não alocados na empresa e isso, reduz os custos e possibilita mais agilidades aos processos.

'' A contabilidade 5.0 sugere a integração entre os setores financeiro e contábil, o que garante mais segurança, credibilidade e suporte para toda a gestão do negócio, os custos operacionais são reduzidos e torna estes setores mais estratégicos dentro da empresa", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário