segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Arquipélago de Cairu recebe do MTur título de destino pioneiro em tecnologia para turismo



Voos diretos, agendamento de passeios por app e informações a um clique do smartphone. Essa já é a realidade dos turistas que visitam o Arquipélago de Cairu. Terceiro destino mais visitado da Bahia, o arquipélago recebeu, do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), do Ministério do Turismo (MTur), o título de destino pioneiro em tecnologia para turismo. 

O título vem após uma série de implementações para facilitar o acesso de turistas às suas ilhas, como os aplicativos Viva Cairu e TUPA, sendo o primeiro voltado para a compra de passeios, e o segundo para agilizar o pagamento da Taxa de Preservação e Uso do Patrimônio do Arquipélago, a TUPA. 

Cairu já havia conquistado outro reconhecimento, este ano, quando foi classificado como destino na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, documento do MTur. A categoria reúne as cidades com melhor infraestrutura turística para o receptivo de visitantes.

Entre os anos de 2021 e 2022, os destinos paradisíacos de Cairu — Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá, Moreré, dentre outros — receberam cerca de 78% de turistas brasileiros e mais de 22% estrangeiros, conforme dados do app Viva Cairu. 

"Assim que o nosso pessoal do planejamento e do turismo apresentaram a ideia dos aplicativos, passamos a encará-los como duas incríveis ferramentas de trabalho. Hoje já colhemos frutos reconhecidos pelo Ministério do Turismo e pelos visitantes, principalmente. Nossa meta é transformar nosso arquipélago no destino mais desejado do estado da Bahia e com esse tipo de suporte tecnológico, com certeza, a alcançaremos em muito menos tempo", afirma Hildécio Meireles, prefeito do município.

Os aplicativos

Estes recursos fizeram com que o arquipélago se tornasse referência no Brasil, seja na facilidade do turista comprar passeios, na garantia de que ele terá um bom serviço e, ainda, na fiscalização por parte da prefeitura, que acompanha todo o trajeto do visitante. 

"Além disso, caso haja alguma reclamação, nós temos a possibilidade de identificar pelo app em qual transporte o turista fez o passeio e quem estava conduzindo. Então, estamos à frente nesse sentido, colocando o Arquipélago de Cairu voltado para o futuro. É facilidade, com novas formas de operacionalizar com mais garantias e modernização”, detalha Claudio Britto, secretário de Turismo de Cairu.

Segundo balanço realizado pela prefeitura entre agosto de 2021 e julho de 2022, 316.288 mil turistas acessaram o app TUPA. Já o Viva Cairu tem, atualmente, 814 empreendedores e equipamentos cadastrados, com 98,3 mil vouchers de passeios emitidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário