sexta-feira, 18 de março de 2022

Lucas Crasto lança seu álbum de estreia


Primeiro disco solo do compositor, “A Melodia que se Parece com Você ” traz o baixo e a voz de Lucas Crasto, um encontro com os músicos Romero Medeiros (pianos, orgãos e synths), Lucas Araújo (bateria) e Thiago Rad (guitarra). O álbum revela dez composições selecionadas entre as centenas de músicas que o artista criou/catalogou durante sua trajetória musical.
Dentro dessas composições Lucas Crasto conta com a parceria de compositores como André Macambira, Claudio Noah e Jailson Marroquim. Gravado no estúdio Casona,  Jaboatão dos Guararapes - PE, o álbum terá seu lançamento no dia 23 de março em todas as plataformas digitais, junto com trabalhos audiovisuais compilando todo material construído.  

A Melodia que se Parece Com Você

O álbum foi gravado na companhia dos músicos pernambucanos, Romero Medeiros (pianos, orgãos e synths), Lucas Araújo (bateria) e Thiago Rad (guitarra). Numa mistura de pernambucanidade, jazz e mpb, todas as faixas foram gravadas com takes únicos, sem overdub. Propositalmente, essa forma torna o som mais real a toda atmosfera que resume o ato da captação do som durante uma gravação. Assim, percebe-se a sonoridade natural dos ruídos da cena, como nos pedais de guitarra, no banco do piano, e demais sons que possam ser captados.

O álbum foi captado em 5 dias, um dia para cada instrumento e o último para a voz. Como contrabaixista, Lucas utilizou praticamente um contrabaixo diferente em cada gravação, dessa forma percebe-se a diferença dos timbres em cada música. O baixo utilizado em “Amor Colorido” por exemplo, tem mais de 100 anos de fabricação. Das 10 faixas, cinco composições foram de autoria do próprio artista, quatro contaram com a parceria dos artistas André Macambira em “Terra Mãe” e “Pra voar num Balão”, e Claudio Noah em “Vou deixar você dormindo” e “Vendaval”. Já a quinta foi composta pelos compositores Claudio Noah e Jailson Marroquim em “Água Fresca”. A mixagem e masterização percorreu um longo processo durante esse tempo, junto, tiveram acontecimentos que fizeram o lançamento do disco ocorrer este ano. Depois de algumas versões o disco acabou sendo finalizado por Luís Edson.

Depois de muitas adversidades e acontecimentos durante a trajetória da gravação do disco até hoje, 6 anos depois, o disco será lançado em todas as plataformas digitais no dia 23 de março de 2022, e junto com o lançamento do disco será lançado em plataforma, vídeos com imagens inéditas que relatam o processo de gravação de cada take dos instrumentos e voz.

A arte da capa e encarte é de Celso Hartkopf. O álbum terá distribuição da Tratore. 

Instagram: @lucascrasto



Bio

Autodidata, Lucas Crasto conviveu com a música desde a infância, seja na igreja ou no violão de seu pai. Sobe aos palcos desde os treze anos de idade quando acompanhava o Ministério Vila (Visão Integral de Amor e Adoração), grupo com o qual entrou num estúdio de gravação pela primeira vez. Aline Barros, Grupo Voices e Fernanda estão entre os grandes nomes da música Gospel na qual Lucas acompanhou. 

Para além do cenário cristão, o músico recifense acompanhou artistas da música brasileira, como o conterrâneo Tibério Azul (em turnês e programas de televisão da TV Globo), Raimundo Sodré, Lucinda, Emílio Santiago, Zeh Rocha, Israel Filho, Luciano Magno, André Rio, Fagner, Fafá de Belém, João Silva, Derico Alves, Xero no Cangote, Andreza Formiga. Tocou com a banda Rivotrill - trio de música instrumental formado por Lucas no baixo, pelo flautista e saxofonista Junior Crato e pelo percussionista Lucas dos Prazeres. Lucas Crasto Também é o criador e executor do projeto A FÁBRICA DE CANÇÕES em 2017 ( youtube.com/afabricadecancoes ) onde ele reúne 52 (cinquenta e dois) vídeos com composições autorais e com participações de músicos naturais de Pernambuco e outros estados.

Atualmente continua em palcos e projetos com André Macambira, Bia Marinho, Em Canto e Poesia, grupo OLO – Orquestra Latino Olindense, Orquestra dos Prazeres, Rivotril, Vertin e Helton Moura e Vinicius Barros. Lucas também participou do projeto Natureza Sonhadora - Tributo a Accioly Neto em 2019, produzindo e cantando a faixa “O Trem e o Sol”, e produzindo a faixa “Maria Maravilha” cantada pela filha do autor, Talitha Accioly. Participou também de festivais e palcos do Brasil, tais como Guitar Player Festival Recife (2011), Festival MPB Recife (2014), PERCPAN (2017), FIG (Últimas 15 edições), Festival Flores Astrais (2017), Pré-Amp, Bateragir (Todas as edições), RecBeat, entre outros.

Em seu Home estúdio chamado de “A Fábrica de Canções”, produziu discos e sigles de artistas como Victor Camarote, Zé Barbosa, Ícaro Água, Vinícius Barros, Deco Moraes, Gustavo Arruda, Michel Laroni (BH), Déa Cavalcante, OLO, Júlio Seixas, Leonn Inácio (Pernaloga), Mazinho (Gospel), além de Jingles para Arvo Store, Supermercado Zeppellin, Netuno Pescados (produtor, arranjador, mixer e master), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário