Entender o perfil comportamental é algo cada vez mais praticado pelas empresas e já na seleção, muitas delas testam os candidatos para escolher o que mais se aproxima da vaga e da política existente no estabelecimento. Indo no sentido contrário, muitos candidatos que pensam além e desejam participar de processos seletivos com o direcionamento mais assertivo, hoje, estão realizando sua análise comportamental por contra própria.
Na visão do especialista em RH e Liderança, Wendell Rosa, se preparar ajuda ainda mais na hora que você irá expor seus pontos fortes para determinada vaga. “Conhecer seu comportamento e seu perfil é algo que vai contribuir consideravelmente nos questionamentos de entrevistas de emprego. Você vai saber o que quer e para onde quer ir, se apresentando como alguém com o perfil desejado da vaga ofertada e pronto, antes mesmo da empresa identificar o seu perfil”, defende.
Além disso, conhecer o comportamento pessoal é outra estratégia para quem já está empregado e busca um crescimento profissional por meio de promoção. “Compreender seu perfil para se enquadrar em possibilidades internas da empresa é o caminho para uma promoção mais rápida e sólida. Somado a isso, para quem vai além e também prepara sua inteligência emocional, consegue chegar mais rápido em seus objetivos.
Atualmente existem quatro perfis buscados pelas empresas. São eles: Comunicador; Executor; Idealizador e Analítico. Sabendo disso, e com o perfil comportamental elaborado, esses candidatos estão chegando bem mais interligados na hora de apresentar habilidades e competências numa entrevista de emprego.
Ainda sobre a realização dos testes, com o apoio tecnológico tem ficado ainda mais fácil descobrir o seu perfil. Hoje, além dos atendimentos presenciais com profissionais especialistas do setor, também é possível realizar tudo de forma on-line, o que tem barateado os valores e facilitado o acesso de mais pessoas a esse conhecimento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário