terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

SENAI-PE garante primeiro lugar em avaliação nacional de desempenho



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (SENAI-PE) conquistou o 1º lugar nacional no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), indicador criado pelo Departamento Nacional do SENAI para avaliar a performance dos cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o País.
O SENAI-PE atingiu a média 9,1 no IDAP, índice calculado a partir dos resultados obtidos por estudantes em avaliações teóricas e práticas, realizadas entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Em Pernambuco, as provas da Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE) foram aplicadas para 230 estudantes de seis cursos técnicos oferecidos por cinco escolas da rede no Estado.

Realizada duas vezes ao ano, a Avaliação de Desempenho de Estudantes é uma das dimensões do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP). Participam das provas objetivas todos os alunos que já concluíram, pelo menos, 80% da carga horária correspondente ao seu curso técnico no período de aplicação das avaliações. Já para as provas práticas, são selecionados, parte dos estudantes submetidos às provas objetivas. No ciclo 2021, foram avaliados os cursos técnicos de Alimentos, Administração, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Mecatrônica, oferecidos pelas escolas de Areias, Santo Amaro e Cabo, na RMR; Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão.

Com a média 9,1, o SENAI-PE superou a meta estabelecida pelo Departamento Nacional para o período, que era de 7,6. Além disso, nas provas práticas, 100% dos alunos avaliados conquistaram desempenho adequado ou avançado. Vale ressaltar que, em 2019, o SENAI-PE também conquistou o 1º lugar nacional no IDAP, com a média 8,4. “Esses resultados nos mostram em quais pontos estamos acertando e em quais precisamos melhorar. Estamos, há três anos, garantindo nosso espaço na lista dos cinco melhores SENAIs do país e queremos consolidar essa posição, sempre em busca de oferecer o melhor ensino técnico aos nossos alunos e a melhor mão de obra para o setor produtivo pernambucano”, comemora a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário