sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Podcast evidencia as mulheres da cultura olindense



Série com quatro episódios apresentados pela produtora cultural, Gabriela Izidoro, mostra o trabalho de mulheres que estão conectadas ao carnaval.

Quando os Clarins tocam anunciando o carnaval, muitas mãos teceram a trama humana capaz de fazer uma das maiores festas de rua do mundo. Uma cidade se mobilizou para uma grande festa, uma grande festa na rua. Quem faz tudo isso? Há quantos anos? Quem são esses rostos? Quais são seus nomes? É com esses questionamentos que o podcast “Clarins: quem faz teu carnaval?”, vai apresentar as mulheres que fazem parte da cultura de Olinda. A iniciativa trará quatro personagens, e o primeiro episódio vai ao ar neste sábado, 05 de fevereiro, nas plataformas do Spotify, Youtube e no site do projeto https://projetoclarins.wixsite.com/inicio. 

A iniciativa, idealizada pela produtora cultural, Gabriela Izidoro, acontece no mês de fevereiro, antes do carnaval, convidando os ouvintes a conhecer e refletir sobre as práticas culturais a partir de quem faz acontecer nos seus mínimos detalhes, apresentando as mulheres que desempenham papéis diversos no carnaval da cidade, seja na gastronomia, música e na memória.

No sábado (05), a conversa que vai ao ar é com Julieta Mergulhão, fundadora do Sambadeiras, grupo percussivo feminino que reúne mais de 150 mulheres nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Já no domingo (06), Clarins abre alas para receber Zeinha, tapioqueira do Alto da Sé, responsável por alimentar tantos brincantes, carnavalescos e carnavalescas que se esbaldam na folia de momo.

O projeto é realizado com recurso da Lei Federal 14.017/2020 Lei Aldir Blanc através da secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda. 

Ao todo, essa primeira temporada do podcast terá quatro entrevistas, disponibilizadas sempre aos sábados e domingos, às 17h. O projeto busca valorizar as ações dessas mulheres, conhecer seus modos de organização e suas trajetórias de vida.

Idealização -  Gabriela Izidoro é produtora cultural desde 2009, com experiência em gestão e execução de projetos, atua em diversas linguagens culturais. Realizou nas artes visuais a idealização do “Confluência - Encontro de Olhares” e o “Cores do Vale do São Francisco”. Ainda nas artes visuais, integrou a equipe local de diversas exposições, dentre elas: Athos Bulcão - Tradição e Modernidade; Arnaldo Antunes - Palavra em Movimento; Tomie Othake – Cor e Corpo e Henri Matisse – Jazz. Nas artes integradas foi coordenadora do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia e também realizou a Curadoria de Oficinas e Mostra de Vídeo em 2014. Também produziu a pré-conferência da ONU, intitulada UTC - Urban Thinkers Campus Recife, nos anos de 2015 e 2017.



Serviço:


Podcast Clarins: Quem faz teu carnaval?


Disponível em: https://projetoclarins.wixsite.com/inicio 


Lançamento dos episódios: Sábados e domingos, 5, 6,12 e 13 de fevereiro, às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário