segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Verão em plena pandemia inspira cuidados para evitar contágio nas férias

O brasileiro enfrenta um verão atípico em 2021 e a estação mais quente do ano já registra temperaturas elevadas em meio à pandemia do novo coronavírus, exigindo cuidados redobrados em um cenário completamente diferente dos anos anteriores. De acordo com as projeções, este verão será marcado ainda pela presença do vírus, tendo o fim da estação no mesmo mês em que se completa um ano em que o país registrou a primeira morte por Covid-19. 

 A Bahia ultrapassou em janeiro a marca de meio milhão de casos de infecção pelo novo coronavírus em dez meses de pandemia. Salvador, segundo levantamento, é a cidade com maior número de casos positivos, contabilizando 22,47% de todo o estado. 

A especialista em saúde pública e diretora da Padrão Enfermagem Salvador, Angelina Oliveira, destaca que o Brasil vai lidar com a maior pandemia da sua história em um período em que os baianos não costumam ficar em casa e adotam as praias e outros destinos, onde há aglomerações, para passar as férias de verão. 

“Por mais que nós costumamos celebrar o verão, a melhor forma de aproveitar a estação é adotar cuidados necessários para se evitar o contágio pelo novo coronavírus. Vejo com muita preocupação famílias promovendo festas e cumprindo roteiros de viagem sem seguir cuidados necessários, inclusive com entes que formam o grupo de risco, como os idosos”, diz Angelina Oliveira. 

Diante dos novos casos de infecção, a especialista alerta para o alto risco de contágio em situação como a de uma praia lotada ou mesmo em ambientes sem circulação do ar, como bares e restaurantes. “Se houver alguém com coronavírus na praia, ela poderá transmitir a quem estiver ao seu redor, num perímetro de dois metros. Se a pessoa estiver falando alto, como acontece em estabelecimentos fechados, o risco de contaminação aumenta”, pontua. 

No entanto, para a especialista, é possível aproveitar o verão alterando rotinas e adotando uma série de cuidados e preocupações que agora se tornaram necessários, adaptando hábitos comuns para encarar o verão da pandemia entre familiares. Angelina Oliveira recomenda aumentar a frequência com que as máscaras são trocadas, já que a eficiência da barreira é prejudicada pela umidade típica do verão. 

“Apesar de não haver ainda registro de transmissão do vírus pela água de piscinas, devido ao uso do cloro, algumas precauções devem ser tomadas, como evitar entrar na água se estiver com diarreia ou corte aberto”, pontua Angelina Oliveira. A especialista enfatiza também que ao visitar parques acompanhado de idosos, locais fechados ou com aglomeração devem ser evitados. 

Ao frequentar restaurantes, “o ideal é tentar manter distanciamento social e usar máscara, mesmo se não houver aglomeração. Não se esqueça de que toda a família, incluindo pessoas com idade avançada, estará em contato direto com funcionários dos estabelecimentos ao consumir alimentos ou bebidas”, esclarece. “Dê preferência a áreas abertas e ventiladas, onde o idoso possa se sentir confortável e longe do risco de contaminação pelo vírus”, certifica. 

Sobre a Padrão Enfermagem Salvador 

A Padrão Enfermagem Salvador oferece serviços que vão de procedimentos pontuais, como administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e testes de glicose; passando pelo acompanhamento integral com cuidadores de crianças e idosos que, além de tratar da saúde dos pacientes, auxiliam com tarefas de higiene e fazem companhia no dia a dia; até um trabalho efetivo de enfermagem e acompanhamento hospitalar para quadros de maior complexidade. 

Há mais de dez anos no mercado, a Padrão Enfermagem é a maior rede de franquias do Brasil em seu segmento, oferecendo o melhor custo-benefício do mercado e com suporte de atendimento 24 horas por dia, por meio de central de atendimento. Em Salvador, a Padrão Enfermagem fica localizada na Rua Itatuba, nº 201, Ed. Cosmopolitan Mix, salas 309/310 - Parque Bela Vista. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 99636-7676. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário