quarta-feira, 30 de maio de 2018

Conscientização da doença celíaca: Especialista explica cuidados necessários para evitar reações


As alergias podem ter origens variadas e são mais comuns do que se imagina. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 35% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, inclusive aos alimentos. Como forma de alerta, o mês de maio é de conscientização da doença celíaca (reação imunológica ao glúten) que, com a devida atenção, pode ser controlada e consequentemente manter a qualidade de vida de quem possui o problema.


Um dos principais cuidados é com a ingestão de algum alimento que possa prejudicar o organismo. A nutricionista do Hapvida em Campina Grande, Iraci Sabino, explica que é necessário sempre fazer a leitura das embalagens. “Os rótulos alimentares podem não ser tão claros e, por isso, é importante que as pessoas façam sempre essa leitura, tanto dos alimentos como de outros produtos industrializados, como os de higiene e cosméticos, pois eles podem conter alérgenos e é neles que mora o perigo”, afirma.

Algumas das alergias e intolerâncias alimentares mais comuns são ao glúten e ao leite que, por causa dos sintomas, muitas vezes passam despercebidas e podem ser confundidas com outras doenças. Em determinados casos, a pessoa tem diarreia, erupções cutâneas, perda de peso, inchaço, náusea e possíveis vômitos.

No caso dos celíacos, a nutricionista explica que o diagnóstico pode ser verificado por meio de exames e é necessário fazer uma mudança na alimentação para garantir a qualidade de vida, além de manter o equilíbrio dos nutrientes no organismo. “Basta cortar o trigo, cevada e aveia, e substituir por alimentos que contenham milho, massa do inhame, tapioca. Apesar de raro, o problema pode ter relação com a hereditariedade”, esclarece Iraci Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário