sábado, 27 de dezembro de 2014

MEC anuncia 250 mil vagas em cursos de graduação a distância

Foto Divulgação
Nesta semana, o Ministério de Educação anunciou a abertura de 250 mil vagas em cursos de graduação a distância para 2015. As instituições públicas de ensino superior, cadastradas no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), devem apresentar suas propostas de abertura de vagas no prazo que se incia no dia 19 de janeiro e vai até 13 de fevereiro de 2015.

Para apresentar propostas, a instituição deve ter no mínimo conceito 'três' no Índice Geral de Cursos (IGC). As propostas são apresentadas e submetidas ao Sistema de Informações da UAB (SisUAB).

As instituições que ainda não participam da UAB podem aderir e propor cursos até o dia 9 de janeiro de 2015. Para isso, devem estar de acordo com o calendário e o edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Depois de avaliar os pedidos, a Capes deve divulgar a relação das novas instituições aprovadas em 16 de janeiro.

De acordo com edital divulgado pela Capes, as 250 mil vagas devem ser preenchidas no período de 1º de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. No mínimo 50% devem ser reservadas para as licenciaturas - formação de professores da educação básica e professores em atividade nas redes públicas cadastrados na Plataforma Freire; 50% das demais vagas são prioritárias em cursos que não envolvam licenciaturas, mas que atendam ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (Pnap). Cursos de outras áreas do conhecimento não podem exceder 25% das vagas.


Cada proposta deve abrir, no mínimo, 30 vagas. As instituições podem incluir vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e formação ou complementação pedagógica de professores em atividade na educação básica pública. O objetivo é atender necessidades do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e de cursos Pnap. A execução das propostas aprovadas é de 24 meses (dois anos) para cursos de especialização e de até 60 meses (cinco anos) para graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário