quinta-feira, 5 de junho de 2014

Na França, pedalar até o trabalho vai dar uma graninha

Olha só que ideia legal o governo francês teve para estimular o uso de bicicletas e melhorar a mobilidade urbana. Cada trabalhador que for trabalhar de bike vai receber 0,25 euro por quilômetro rodado entre a residência e o local de trabalho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo Ministério dos Transportes da França.

 Ainda não vai valer para todo mundo. O projeto-piloto foi iniciado com cerca de 20 empresas e 20 mil empregados. Segundo o blog do jornal Le Monde, o programa foi batizado de “Indenização Quilométrica” e terá duração de seis meses. Segundo o governo, as empresas que participam da iniciativa são voluntárias e ficarão encarregadas do pagamento da indenização.

Quem morar a seis quilômetros de distância soma 12 quilômetros por dia de indenização (ida e volta). Em um mês com 20 dias úteis, leva para casa 60 euros. Interessante. “Espero que a bicicleta se transforme em um modo de locomoção para todas as partes”, afirmou em nota à imprensa o ministro de Transportes, Frédéric Cuvillier.


De acordo com o ministério, o resultado da iniciativa será divulgado no fim do ano e avaliado para uma segunda fase do projeto. Tomara que chegue a todas as empresas. A França assim se junta a outros países europeus que já oferecem incentivos para o uso de bicicletas no trabalho, seja pagando pelo quilômetro pedalado ou ajudando na compra das bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário