O mês de junho pode ser considerado o mês dos santos, pois são três homenageados: Santo Antônio, São João e São Pedro, que terão um breve relato de suas histórias.
Santo Antônio
O religioso português faz sucesso entre as moças casadoiras. Na véspera do seu dia, 13 de junho, pessoas que querem se casar, encontrar um amor, ou mesmo conservar o que já tem, fazem “simpatias” para o santo, que nasceu em Lisboa, em agosto de 1195.
Batizado com o nome de Fernando de Bulhões, ainda jovem, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, mudou o nome para Antônio, ingressando então na Ordem franciscana.
Padroeiro dos pobres, daí a tradição do “pão de Santo Antônio”, é conhecido como santo casamenteiro e invocado por quem quer encontrar objetos perdidos. Santo Antônio morreu aos 36 anos, a caminho da cidade de Pádua, na Itália.
Embora nos seus sermões não tenha nada especifico para casamentos, Santo Antônio ganhou essa fama porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar. (portal G1)
Oração a Santo Antônio: “Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso Santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso (a) humilde devoto (a). Amém”.
São João
Primo em segundo grau de Jesus, segundo a Bíblia, São João batizou-o nas águas do rio Jordão, rio que faz fronteira entre Israel e a Jordânia e entre este país e a Cisjordânia. Filho de Isabel, prima de Maria, São João ainda era esperado quando sua mãe prometeu à Maria que a avisaria assim que ele nascesse. O menino nasceu numa noite linda, de céu estrelado, e como as casas das primas não eram muito distantes, Isabel ergueu um mastro em frente à sua, iluminando-o com uma grande fogueira. Cumpria-se assim o combinado.
Oração a São João: ”São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precurssor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém”.
São Pedro
Pescador e apóstolo de Jesus, São Pedro é conhecido como o santo dos pescadores e das viúvas, guardião das chuvas e porteiro do céu. Chamado Simão, foi Jesus Cristo quem lhe mudou o nome, quando deu-lhe a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja”, disse-lhe. Depois da morte de Jesus, o apóstolo Pedro foi chamado de ‘pescador de homens’ e tornou-se o primeiro papa.
Oração a São Pedro: “Oh, São Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só tu tens palavras de vida eterna´, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘ Senhor, tu sabes que eu te amo´, ensinai-me hoje o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que vos peço. Amém”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário