domingo, 18 de maio de 2014

Cinco dicas de como não perder o controle financeiro durante a Copa

 Santyago Silva, Rossana Onofre, André Moraes
  (foto: Fernando Soares) 
Faltando menos de um mês para o Copa do Mundo da Fifa, os consumidores e torcedores brasileiros começam a se preparar para o evento. Nesse período, a população fica mais focada nos jogos e em ritmo de comemoração, o que significa aumento de gastos.


Para não correr o risco de deixar o orçamento no vermelho, o educador financeiro Reinaldo Domingos, recomenda que os consumidores fiquem atentos aos gastos. Por isso, o primeiro passo é saber da real situação financeira em que se encontra. “Se você não tem controle da sua condição financeira, como poderá se comprometer com algum gasto?”, comenta.

Caso não haja essa preocupação agora, as consequências poderão ser negativas e duradouras, comprometendo as finanças durante meses. Além disso, não se pode esquecer que, daqui dois anos, o País será palco de mais um grande evento esportivo: as Olimpíadas de 2016.

Veja abaixo cinco dicas de como se manter dentro do planejamento financeiro:

1- Jogos

Caso não tenha conseguido ingressos para assistir os jogos da Copa no estádio, não compre entradas de cambistas, pois além de eles serem falsificados, você ainda vai pagar preços exorbitantes.

2- Viagem

Se for viajar para outra cidade para assistir aos jogos, pesquise com antecedência passagens e estadia. Os preços já estão altos e ficarão ainda maiores para quem deixar para a última hora.

3- Gastos fixos

Estabeleça valores a serem gastos no período, separando uma quantia que não trará grande impacto no orçamento dos próximos meses.

4- Torcedores

Uma boa opção é se planejar com antecedência para assistir aos jogos com amigos. É preciso levantar o que será servido, como bebidas e comidas, quanto será investido de dinheiro e, então, dividir com todos.

5- Eletrônicos


Não é por causa da Copa que precisa trocar todos os eletrônicos, como TV, computador, celular, entre outros. Este momento, talvez, não seja uma boa hora para isso. Mas, se realmente achar necessário, pesquise na internet e em diversas lojas em busca do melhor preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário