Wilson Araujo lança "Lá em Boiçucanga" depois de sucesso no litoral paulista
Embora seja sua estreia nos serviços de streaming, a canção já é conhecida por muitos frequentadores do litoral norte paulista. Há anos ela faz parte de rodas de violão, encontros entre amigos, bares e espaços culturais de Boiçucanga, onde acabou se tornando uma espécie de trilha sonora afetiva para moradores e visitantes. “Estou muito contente com esse lançamento. Muita gente aqui já canta essa música e eu estou muito feliz de lançar essa canção agora”, afirma Wilson.
A história da faixa começou há quase quatro décadas, durante uma viagem sem destino definido pelo litoral norte. Ao lado de um amigo, Wilson chegou a Boiçucanga por acaso. O que seria apenas mais uma parada acabou se transformando em um vínculo duradouro com o lugar. “Boiçucanga foi um lugar que me segurou, me prendeu. Comecei a frequentar mais esse lugar quando fui conhecendo cada cantinho, cada estrada, cada rua”, relembra.
Foi também ali que nasceu a inspiração para a música. A composição surgiu a partir de uma história de amor vivida no bairro de São Sebastião e ganhou novos significados ao longo dos anos, acompanhando a relação cada vez mais profunda do artista com Boiçucanga. Na letra, Wilson reúne referências. “Eu falo da natureza, do rio, desses cantos que marcam relações, marcam amores, marcam amigos. É um lugar que inspira pessoas”, conta.
Hoje, dividindo seu tempo entre São Paulo e Boiçucanga, Wilson considera a cidade seu refúgio e fonte permanente de inspiração. Foi ali que construiu uma casa, criou memórias com a família e consolidou laços que atravessam gerações.
A participação de Nicole Monteiro também nasce dessa trajetória. Filha de um amigo de longa data de Wilson, a cantora cresceu convivendo com sua família e ouvindo a música desde criança. Atualmente morando em Portugal, ela foi convidada para gravar os vocais da faixa à. “Participar do registro fonográfico dessa música que a nossa vila de Boiçucanga canta e conhece por inteiro é uma delícia. Fico muito contente em poder contribuir na primeira música registrada desse compositor e eterno amante da música brasileira que tanto se fez presente na minha vida. Com ele e seu violão, se brinca de música ao redor das fogueiras, entre os amigos, contando as histórias da serra abaixo. Cantar com o tio Wilson é brincar, e retribuir um pouco da alegria que ele sempre me deu”, comenta Nicole Monteiro.
A gravação foi produzida com incentivo do músico e produtor Thiago Girafa, amigo de Wilson em Boiçucanga e um dos responsáveis por transformar em realidade uma ideia que vinha sendo adiada há anos. “Ele foi quem insistiu para que essa música fosse gravada. Muita gente falava isso, mas ele foi o cara que disse: ‘Nós vamos parar e fazer acontecer’”, relembra.
Agora disponível oficialmente para todo o público, “Lá em Boiçucanga” registra em definitivo uma canção que já fazia parte da memória afetiva de quem conhece a região. Mais do que uma homenagem a um dos destinos mais conhecidos do litoral norte paulista, a faixa reúne lembranças, paisagens e histórias construídas ao longo de quase quarenta anos. “Boiçucanga foi o lugar que eu escolhi para viver durante longos anos, se Deus permitir. Toda vez que eu volto para cá, volto para o meu lugar de descanso, para o meu oásis”, finaliza Wilson.
Sobre Wilson Araujo: Wilson Araujo é graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação em cinco universidades e possui experiência na área socioambiental, com atuação em diversas iniciativas e organizações. Além disso, também é músico e se apresenta por bares e rodas de arte por São Paulo e Litoral. O profissional e artista apresenta seu primeiro lançamento "Lá em Boiçucanga" em junho de 2026.
Sobre Nicole Monteiro: Nicole Monteiro é uma cantora brasileira radicada em Lisboa, Portugal, onde vive e atua profissionalmente há mais de quatro anos. Apresenta um trabalho enquanto compositora e intérprete, se debruçando sobre as grandes referências do samba, do jazz, do choro, das músicas regionais e da música brasileira como um todo, vasta como ela é. Nascida no coração da cidade de São Paulo, residiu na adolescência na praia de Boiçucanga, São Sebastião, onde foi encantada pela conversa entre os artistas locais e a natureza exuberante. Radicada na capital portuguesa desde 2022, atua em alguns dos palcos mais conceituados do país. Salão Preto e Prata, Lounge D do Casino Estoril, Coliseu do Porto Ageas, JNCQUOI, Fábrica Braço de Prata, Chapitô e Paraíso45 são algumas das casas que a sua música já fez morada.
Comentários
Postar um comentário