sexta-feira, 1 de agosto de 2025

FLIP 2025: Mateus Ma'ch'adö Lança Obra Polêmica Que Une HQs, Religião e Transhumanismo



Super-heróis como ecos de anjos caídos, tecnologia como nova escravidão e a voz de um herege contemporâneo: "O Evangelho Segundo as HQs" promete agitar 23ª Festa Literária Internacional de Paraty

A 23ª edição da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) será palco de um dos lançamentos mais ousados do ano. No próximo sábado, 02/08, às 10h, o anti‑poeta Mateus Ma’ch’adö apresenta O Evangelho Segundo as HQs, publicado pela Editora Mondru. A obra apocalíptica — híbrida entre prosa e verso — revisita mitos ancestrais, coloca heróis dos quadrinhos sob uma ótica teológica e filosófica e denuncia a submissão do homem moderno às novas tecnologias.


 


Segundo o jornalista e escritor Gustavo Freixeda - Felizmente, no fim do mundo, há espaço para o riso, ainda que histérico. O humor em O Evangelho Segundo as HQs está mais próximo do sarcasmo profético de um Jeremias cansado, ou talvez de um Rorschach exaurido, do que de qualquer alívio cômico.


 


As imagens distópicas que ambientam o livro, construídas com versos cortantes, reforçam o humor com contornos trágicos - E, ainda assim, ele está lá, injetado nas rachaduras do texto, como uma toxina que nos leva a sorrir com os dentes cerrados, como no trecho em que o autor apresenta a galeria de vilões do Clube dos Nove. A lista é uma mistura improvável de personagens clássicos das HQs — Victor von Doom, Magneto, Lex Luthor — com figuras reais ou semi-reais que orbitam o poder global, como Jared Corey Kushner, o genro de Donald Trump - completa Gustavo Freixeda.


 


A obra também dialoga com William Blake, Dante, além de fazer referências a Eugênio Montale e Van Gogh. O livro revela a “possessão tecnológica” que transforma pessoas em servos da inteligência artificial, além de alertar contra a manipulação cultural.


 


Ao invés de valorizar os superpoderes como símbolo de realização humana, Evangelho faz deles uma condição desviada, ou mesmo decadente, da espécie...A coisa toda é um pouco louca e surpreende justamente por sua sensatez – Finaliza o crítico Gustavo Freixeda.


 


Lançamento de O Evangelho Segundo as HQs


Autor: Mateus Ma’ch’adö


Local: Estande da Editora Mondru – 23ª FLIP, Paraty (RJ)


Data: 02 de agosto (sábado)


Horário: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário