sexta-feira, 20 de julho de 2018

Cárie de mamadeira: Odontopediatra explica o problema e como prevenir

Isadora / Foto Anderson Moraes
A alimentação infantil, após o período exclusivo de amamentação, exige cuidado dos pais para evitar danos à saúde da criança e fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento. Um dos itens que pode contribuir com problemas é o consumo de açúcar na primeira fase da infância, sendo a ‘cárie de acometimento precoce’, conhecida também como ‘cárie de mamadeira’, uma das mais comuns.

“Isso ocorre quando a cárie se instala nos primeiros anos de vida da criança, comumente devido ao uso da mamadeira com alimentos açucarados com uma frequência muito alta de uso. Tem uma progressão extremamente rápida e geralmente acomete os incisivos superiores”, explica a odontopediatra do Hapvida, Wanessa Pinheiro.
A especialista esclarece que isso costuma acontecer devido a longos períodos de tempo de mamadeira com líquidos açucarados, principalmente durante a alimentação noturna sem a higienização adequada. “A prevenção deve começar com a adoção de hábitos de higiene oral desde o nascimento do primeiro dentinho do bebê, e evitar alimentos açucarados e industrializados”, afirma.
Além disso, a odontopediatra ressalta que não existem estudos que comprovem uma predisposição para o desenvolvimento desse tipo de cárie, sendo a ingestão de carboidratos o maior fator de risco. Para o tratamento, o recomendado é mudar a alimentação da criança e fazer a higienização correta da cavidade oral. “Após essas orientações, devem ser realizados em consultório, restaurações e adequações do meio, preferencialmente com um odontopediatra”, orienta Wanessa Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário