terça-feira, 24 de julho de 2018

Cerâmica Serra da Capivara

Ganhador do prêmio de melhor projeto de sustentabilidade do país, o projeto “Cerâmica da Serra da Capivara” trabalha de maneira sustentável tendo sua argila retirada de barreiros, ajudando na prevenção do assoreamento do poço.

As peças são produzidas em larga escala e exportadas para a Itália, Portugal e Espanha. Esse trabalho é possível devido à participação de Nivaldo Coelho, que contribuiu tanto como doador de três alqueires de terra para a instalação do projeto, quanto como artesão com obras no acervo da exposição “Serra da Capivara – Homem e Terra”. Nascido e criado na Serra da Capivara, Nivaldo trabalhou como o primeiro guia da arqueóloga Niède Guidon, em meados da década de 1970. “Quando a doutora chegou aqui, eu já conhecia boa parte dessas tocas. Ela pagava melhor que a diária da roça, então fui mostrar as pinturas”, conta. Quando a Fumdham precisou de um terreno para abrigar a fábrica e uma escola, Nivaldo se dispôs a colaborar, e desde então trabalha dando forma à argila. “Já fui oleiro. Fazia telhas. Comecei com a cerâmica porque já tinha o rumo”, diz sobre a intimidade com o barro.
A exposição, que esteve presente no CRAB de outubro de 2017 a janeiro deste ano, por curadoria de Renato Imbrosi, revelou segredos guardados na Serra por homens da Pré-História e trouxe um conjunto de peças tradicionais com reproduções dos desenhos rupestres, que estão disponíveis na nossa Loja Evento, no CRAB, na Praça Tiradentes.
Aonde ir
Cerâmica Serra da Capivara
www.ceramicacapivara.com
Sítio Barreirinho, zona rural de Coronel José Dias;
(89) 3582-1760 ou 3582-1949
Como chegar
» O Parque Nacional Serra da Capivara, apesar de estar no Piauí, tem acesso mais fácil a partir de Petrolina. A cidade pernambucana fica a 300km de São Raimundo Nonato, enquanto a capital piauiense está a 530km. Lá, pode-se alugar um carro — Petrolina conta com várias locadoras — e seguir pelas BRs 324 e 235.
» Uma alternativa é contratar a agência de receptivo Trilhas da Capivara, a única de São Raimundo Nonato. Segundo a empresa, uma pessoa busca o turista em Petrolina e o leva até a cidade piauiense mais próxima do parque nacional. Os pacotes dão direito aos passeios no parque e valem para grupos de até 12 pessoas.
» Se a grana estiver curta, há também ônibus diário, da empresa Gontijo, com saída de Petrolina às 14h. São Raimundo Nonato não tem serviço público de transporte coletivo, mas se locomover por lá é fácil, pois a cidade conta com uma ampla cobertura de moto-táxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário