O Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa entregou nesta segunda-feira (27) os certificados de conclusão do curso de vinhos, que capacitou uma turma de garçons e maitres que atuam no segmento de bares e restaurantes da capital paraibana. Durante dois dias, com carga horária de 12 horas, a turma teve conhecimento as diversas marcas, sabores, texturas e tipos de acompanhamento podem fazer a diferença na hora de apresentar a carta de vinhos do estabelecimento onde trabalha.
O curso, que contou com a parceria da Prefeitura de João Pessoa e Senac, é uma capacitação pioneira em João Pessoa e atende justamente uma demanda antiga do turismo, como destacou o secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Graco Parente.
O secretário reforça que uma pesquisa que relata os problemas que os turistas enfrentam dentro de João Pessoa aponta que o atendimento consta como um dos pontos de maior reclamação. “Então, a Prefeitura, em parceria com a SEHA-JP e o Senac, desenvolveu esse curso com profissionais da área com o intuito de melhorar esse serviço, para prestar uma melhor consultoria para o turista. É uma forma de qualificar os profissionais, para que eles junto com as empresas possam alavancar as vendas nesse momento difícil”, afirmou.
O curso, ministrado pela consultora de vinhos pela Wine & Spirit Education Trust - WSET® - nível 1, Rachel Ruiz, abordou os diferentes tipos de vinho, as regiões de cada um, as espécies de uva para fabricação, influência do clima, harmonização com o cardápio, além da parte de como servir o vinho, tipos de taça e como abrir a garrafa.
O diretor da SEHA-JP, Marco Antônio Viesti, destacou que o vinho é uma das bebidas mais consumidas do mundo e em João Pessoa não é diferente. Ele acredita que os profissionais que atuam no atendimento desse público precisam de conhecimentos específicos sobre a bebida para tornar a experiência do consumidor mais prazerosa. “Ele tem que ser especializado naquilo que está fazendo. O profissional vai sugerir o vinho para ocasião, por exemplo, e isso faz toda a diferença para o cliente”, explicou.
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