segunda-feira, 29 de agosto de 2016

​Dia Nacional de Combate ao Fumo

O primeiro contato com o cigarro acontece normalmente na adolescência, que é uma época de experimentação e, nessa fase, muitos se arriscam sem pensar nos danos que isso pode proporcionar à saúde a longo prazo, como problemas pulmonares, respiratórios e, até mesmo, cânceres. De acordo com o Instituto do Câncer José de Alencar (INCA), o tabagismo é principal fator para o desenvolvimento do câncer de pulmão, sendo responsável pela morte anual de, aproximadamente, 147 mil brasileiros.


Juliana Puka, pneumologista do Hapvida Saúde, explica que iniciar o consumo do cigarro ainda na adolescência aumenta o risco de dependência. “A curto prazo, adolescentes que fumam têm maior risco de eventos cardiovasculares (infarto e derrame) do que jovens não-fumantes. Quanto maior o número de cigarros consumidos por dia, e quanto mais tempo a pessoa fumou na vida, maior é o risco de desenvolver câncer (especialmente o de pulmão) e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica)”, esclarece.

Essa dependência é causada pela nicotina que, mesmo não sendo a substância mais agressiva, é a que causa tolerância e é responsável pelo aumento contínuo do consumo do cigarro. “Ao ser inalada, age no cérebro como a cocaína, porém de forma ainda mais rápida, em torno de 7 a 19 segundos, modificando o estado emocional e comportamental dos indivíduos e dando-lhes sensação de prazer. A nicotina também causa problemas cardiovasculares, gastrite, úlceras e, no pulmão, a liberação de substâncias que degradam a sua estrutura, desencadeando o enfisema pulmonar”, afirma a especialista.

Além disso, a fumaça do cigarro possui uma mistura de mais de 4.700 substâncias nocivas ao organismo que, com o passar dos anos, prejudicam a saúde e causam sérios problemas. A pneumologista ressalta que substâncias como monóxido de carbono, alcatrão, amônia, cetonas, formaldeído, níquel, chumbo e naftalina são componentes comuns aos cigarros. “Algumas destas substâncias são potenciais irritantes de olhos, nariz e garganta, e promovem paralisia do movimento dos cílios dos brônquios, responsáveis pela limpeza e defesa do trato respiratório.” Quem deseja parar de fumar precisa ter consciência que, assim como em outras dependências químicas, é necessário acompanhamento médico e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário