terça-feira, 23 de setembro de 2014

Maracatu Maracahyba

A expressão cultural do maracatu, mesmo que independente de sua matriz religiosa traz sempre em seu contexto um vinculo intrínseco com o caráter que lhe deu origem, com algo de essencial que vai além das batidas dos tambores e do espetáculo cênico.

O Maracatu Maracahyba ,surgiu não como uma corrente das tradições religiosas repassadas entre as “madrinhas” e famílias, sendo portanto um trabalho musical e cênico que rememora e mantêm viva a tradição do maracatu na Paraíba, daí a origem do seu nome.

A idéia de formação de um grupo de maracatu neste estilo e com este objetivo surgiu em 2005, por dois músicos percussionistas – Luciano Oliveira e Vagalume drums, uma vez que é Pernambucanos nascido na área da mata norte na cidade de Goiana e que cresceu nas ruas e na pulsação da cultura pernambucana. Percorrendo o caminho de os músicos Luciano Oliveira e vagalume drums  veio acompanhando o som dos batuques, estudar com o mestre de percussão Chiquinho Mino, que se tornou um dos maiores incentivadores da idéia,juntamente com outros músicos  de um outro grupo de percussão – O Circulo de Tambores.  

E assim, no dia 11 de setembro de 2005, a idéia da criação da Nação Maracahyba tomava forma, no primeiro ensaio aberto, na Praça Antenor Navarro – centro histórico de João Pessoa –Paraíba.
Logo o som da Nação começou a tomar conta da cidade, e a cada domingo aumentava o número de participantes que chegavam à praça, carregando suas alfaias coloridas, seus agbês e demais instrumentos de percussão.
A Nação se firmava como grupo de cultura na cidade, com participação em vários eventos. Foi preciso criar uma estrutura, dando-lhe estatuto jurídico para abrigar as novas dimensões e metas do grupo.

A sua meta passa a ser voltada também a uma ação multiplicadora, buscando levar atividades de arte educação aos moradores de bairros e comunidades onde se apresenta.
Sob a influência do Maracahyba outros grupos começaram a surgir na cidade, consolidando assim o objetivo da multiplicação e formação de grupos que assegurem a permanência da cultura do maracatu neste estado, cujas reminiscências datam de mais de um século, fazendo crer à população que não existia esta cultura em nosso estado, assim como o coco de roda, a ciranda, que foram gradativamente perdendo sua marca na memória cultural do nosso povo.

O Maracatu Maracahyba é assim um grupo de cultura com uma consciência social e histórica, que há nove  anos existe e resiste com o seu batuque que veio contribuir de forma efetiva para fazer reviver as ruas do centro histórico, sobretudo da Praça que se constitui em uma espécie de sede ao “ar livre”, onde ocorrem os ensaios do grupo todos os domingos.

Um grande reconhecimento deste trabalho é a possibilidade que agora se apresenta de fazer o batuque transpor nossos limites geográficos levando a arte e a expressão cultural do nosso estado a Havana – Cuba em participação no XXX festival do FOGO.

O Maracatu  Maracahyba nasce com o propósito de resgatar, fortalecer, difundir a cultura afro-brasileira de Maracatu de Baque-Virado. Foi no Círculo dos Tambores, que surgi à idéia de se criar o primeiro grupo de Maracatu de Baque-Virado da João Pessoa. Trazendo a proposta de, a partir das reminiscências históricas, reconstruírem um movimento cultural de releitura da tradição do maracatu. Em 11 de setembro de 2005 acontece o primeiro batuque na Praça Antenor Navarro, Centro Histórico de João Pessoa. 

“Desde então, o Maracatu Nação Maracahyba passa a acordar os vodus adormecidos no Centro Histórico”. (Luciano Oliveira, fundador do Maracahyba).
O Grupo

O Maracatu Maracahyba (Maracatu Paraíba), mantém seus ensaios abertos aos domingos, no Centro Histórico de João Pessoa. Trata-se de um projeto que visa resgatar e revitalizar os ritmos e danças do maracatu de baque virado; difundir técnicas musicais utilizadas em nossos folguedos populares e realizar pesquisas de movimentos e vultos havidos na Paraíba e sua evolução histórica. 
Entre alfaias, agbês, agogôs, caixas e ganzás o Maracahyba garante a continuidade da expressão da identidade afro-brasileira do maracatu de baque virado no cenário cultural paraibano.

Responsabilidade Social

O Maracatu Maracahyba além de suas atividades específicas difunde a cultura afro-brasileira (Maracatu), nas comunidades menos favorecidas através de oficinas e apresentações.
Proporcionando transformações de cidadão/ã formadores de opiniões através da arte educação. 
          


 Objetivo
       
          O maracatu Maracahyba surgiu com o objetivo resgatar a cultura afro-brasileira do maracatu de baque virado, formando consulados de maracatus.
A gravação do primeiro cd do maracahyba que há nove anos desenvolve atividades, apresentando uma cultura  representativa de um povo. A gravação do CD Acorda Povo, tem objetivo de resgate e realizar a regravações de musicas de artistas Paraibanos como, Kátia de França, Rosildo Oliveira e Erivan Araujo,e outras musicas  de domínio publico, Juntamente com a vitalidade dos tambores do maracatu  de baque virado da Nação Maracahyba.
Levando a circulação do show de lançamento do cd que se titula de Acorda Povo. 
Sendo lançados nos locais como Estação Cabo Branco,Ponto do Cem Reis,Goiano-PE.

Justificativa

          Fomento, da cultura afro-brasileira na linguagem do maracatu de baque virado, promovendo a vivencia da música, dança história e mitos desta cultura.

         Fortalecendo a cultura do maracatu,quando em 1711 chegava por essas terras o simbólico legado dos maracatus ,quando assim se fez verdadeiramente uma identidade cultural de um povo milenar. O maracatu Maracahyba transversa essa leitura da cultura afra brasileira do maracatu de baque solto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário