O professor de enfermagem de João Pessoa, Dr. João Rodrigues, dá algumas recomendações e alerta para ficarem atentos aos riscos de Beijar no Carnaval.
- Bebida alcoólica podem causar mau hálito. Basta apenas uma dose para causar uma alteração no hálito, a bebida aumenta a descamação dos tecidos da boca e isso alimenta as bactérias que se acumulam principalmente na placa esbranquiçada que fica sobre a língua, chamada saburra, causando o mau hálito. Um dica para amenizar o mau hálito é sempre intercalar água e bebida, isso ajuda a amenizar o efeito do álcool na mucosa da boca.
Apesar dos benefícios, o beijo não é apenas um carinho com boas consequências, principalmente durante o Carnaval, surtos de mononucleose infecciosa, doença transmitida pelo beijo, são mais frequentes no Carnaval. Explica o especialista em UTI professor João Rodrigues.
- Herpes: A principal característica são as feridas ao redor dos lábios. Não tem cura. O vírus fica no organismo de todo mundo que teve contato, mas nem todos desenvolvem os sintomas.
- Sífilis: Causada por bactéria, é considerada uma doença sexualmente transmissível. Contudo, em sua fase secundária, ela é altamente contagiosa através do beijo.
- Cárie: A bactéria Streptococcus mutans pode passar de boca em boca e estragar os dentes. Mas, para isso, ela precisa encontrar um ambiente propício.
- Viroses: Gripes, resfriados e até infecções intestinais podem ser passados pela saliva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário