domingo, 31 de março de 2013

43º Missa do Vaqueiro de Serrita


Em Serrita - PE é celebrada anualmente desde 1971 a Missa do Vaqueiro, no 4º domingo do mês de julho, no Parque Nacional do Vaqueiro, na localidade de Sítio das Lajes, a 32 quilômetros do centro da cidade. Esta missa, celebração religiosa e festa popular, atrai vaqueiros de todo o Norte e Nordeste. A missa inicialmente era um protesto pelo assassinato impune de um humilde vaqueiro chamado Raimundo Jacó, que era primo de Luiz Gonzaga, ocorrido naquele sítio em 8 de julho de 1954. 
Na semana anterior à missa, ocorre a feira e a festa do vaqueiro, com diversas manifestações como a vaquejada, banda de pífanos, zabumbeiros, sanfoneiros tocando forró pé-de-serra, baião, xote , xaxado, ciranda, coco, cantorias, repentistas, aboiadores. 
Para a missa, foi construído um altar de pedra em forma de ferradura. Durante o ofertório, as oferendas são objetos do cotidiano do vaqueiro: peças de sua indumentária de couro, arreios, e instrumentos usados no pastoreio do gado. Durante o ofertório eles improvisam versos de aboio sobre cada peça ofertada. A missa é uma homenagem aos vaqueiros e sua bravura diante das vicissitudes do sertão.

3 comentários:

  1. A missa é no 4º domingo de julho.

    Secretaria de Cultura de Serrita
    e-mail: culturadeserrita@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Por favor vc pode informar as datas da Missa do Vaqueiro este ano ? Valeu, Léo.

    ResponderExcluir