sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cine PE 2012



FERNANDO MEIRELES
Um dos Homenageados da XVI Edição do CINE PE Festival do Audiovisual 2012

Fernando Meirelles é arquiteto e iniciou sua carreira como diretor ao criar com amigos uma produtora independente chamada Olhar Eletronico, onde desenvolveu um trabalho experimental que arejou a TV brasileira nos anos 80. Por 10 anos dirigiu vários programas para TV, entre eles a série infantil "Rá-Tim-Bum" para a TV Cultura.

Em 1991 fundou com dois sócios a produtora O2 Filmes, onde passou a dirigir filmes publicitários. Foram mais de 700 em 8 anos. Nesta atividade recebeu prêmios como Clio Awards, Leon de Cannes, 16 vezes o profissionais do Ano entre dezenas de outros.

Seu próximo passo, no final dos anos 90, foi a direção de seu primeiro longa-metragem infantil, "O Menino Maluquinho 2", seguido pelo longa de ficção "Domésticas".

Com a estréia do seu longa "Cidade de Deus" no Festival de Cannes em 2002 tornou-se conhecido internacionalmente. O filme recebeu também 4 nomeações ao Oscars em 2004, incluindo melhor diretor.

Na sequência vieram "The Constant Gardener", que teve 4 nomeações ao Oscar e o prêmio para Rachel Weisz, e "Ensaio sobre a Cegueira", com Julianne Moore, Marc Rufallo, uma co-produção de Brasil, Canadá e Japão. Neste período desenvolveu intensa atividade como produtor de longas e séries para TV.

Em 2008, adaptou, produziu e fez a direção geral da série "Som & Fúria" para a TV Globo. Atualmente trabalha na finalização do longa-metragem “360”, que deve ser lançado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário