terça-feira, 29 de julho de 2025

Vinagre tem papel essencial no preparo do morango do amor



Inspirado na tradicional maçã do amor, o “morango do amor” virou a nova tendência entre confeiteiros e consumidores nas redes sociais. A receita chama atenção pela cobertura de caramelo e pela combinação com recheio cremoso.

Um dos pontos-chave do preparo é o uso de vinagre de álcool da Minhoto na calda. O ingrediente tem função de ajudar a evitar a cristalização do açúcar, garantindo uma superfície mais uniforme e crocante.


Quem explica é a confeiteira Loynna França, que atua há sete anos com doces artesanais em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A convite da marca Minhoto, ela gravou um vídeo com o passo a passo da receita.


“O uso do vinagre fará com que o açúcar principal se quebre em duas moléculas mais simples: frutose e glicose. Com estes três tipos de moléculas na calda, fica mais difícil que os cristais se encaixem em blocos evitando com que grandes cristais se formem deixando a calda empelotada”, explica Loynna.


Preparo exige controle de umidade


Outro ponto importante da receita é o controle da umidade. O morango deve estar em temperatura ambiente e bem seco antes de ser recheado. O brigadeiro também precisa estar frio, mas não gelado, para evitar que forme gotículas de água.


“Se o morango estiver gelado ou úmido, a calda pode perder a aderência. Isso também vale para o brigadeiro: se estiver gelado, pode transferir umidade para o caramelo e comprometer o acabamento”, alerta a confeiteira.


Receita de Morango do Amor


A montagem da sobremesa ocorre em três etapas: preparo do brigadeiro branco, cozimento da calda e finalização dos morangos com palito. A calda é feita com açúcar, água, glucose, vinagre de álcool Minhoto, corante vermelho e pó dourado.


Brigadeiro branco cremoso


390g de leite condensado

200g de creme de leite (com 17% a 20% de gordura)

20g de margarina

Calda de caramelo


480g de açúcar refinado

100g de glucose

120ml de água

20g de vinagre de álcool Minhoto

10g de corante vermelho extra forte

2g de pó dourado (opcional)

Após rechear os morangos e espetá-los em palitos, eles devem ser mergulhados na calda ainda quente, que endurece rapidamente formando a casquinha ao redor da fruta.


Passo a passo em vídeo


O vídeo com o modo de preparo está disponível nos perfis da confeiteira e da Minhoto no Instagram: Assista aqui: https://www.instagram.com/reel/DMV_fu4yhf4/?igsh=aThjN2ozM3Eyd2Zr

Nenhum comentário:

Postar um comentário