quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Em superprodução para o Natal, o Boticário dá luz ao cuidado familiar como uma jornada natural na vida



O Boticário, eleita a melhor marca para presentear no Natal*, convoca uma reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas como uma jornada natural da vida, em nova campanha de Natal.
Intitulada “Casa de Vidro”, a maior produção de audiovisual da história da marca, retrata a realidade de diversas famílias brasileiras: as tensões e os desafios da inversão de papéis no núcleo familiar. No novo filme, a marca aborda – de maneira emocional e sensível – o momento em que os filhos assumem o cuidado dos pais, ressaltando que o cuidado pode ser um lugar de fortalecimento do amor, apesar das dificuldades.


Com uma narrativa capaz de gerar identificação, o filme da campanha conta a história de uma família que se reúne para a ceia de Natal e, no momento à mesa, conflitos entre duas irmãs, que dividem os cuidados da mãe, vêm à tona. Por meio da metáfora que dá nome ao filme, a casa de vidro se fragiliza através de rachaduras conforme a discussão cresce. O pico de tensão dá espaço a um flashback da juventude das personagens, que se reconectam por meio do afeto e de boas lembranças de acolhimento. É do amor que elas têm uma pela outra que vem a reconciliação e a promessa de estarem sempre juntas, reconhecendo o valor da união e do cuidado por quem sempre cuidou delas: a mãe.


Uma das premissas do Boticário para as campanhas de datas comemorativas é dar luz a uma verdade social que permeia a realidade de famílias brasileiras. E, para isso, a marca se debruça em pesquisas, social listening e entrevistas para encontrar tensões culturais e dores inexploradas que possam retratar em campanhas e promover mobilização. "Neste ano, identificamos a pressão e os desafios dessa fase em que os filhos se tornam cuidadores dos pais e enxergamos a oportunidade de retratar essa realidade trazendo para nossa lente de amor, com objetivo de provocar os membros da família a enxergarem esse momento como uma oportunidade de ressignificar o cuidado como uma jornada natural da vida, em que colocamos em prática o amor que recebemos ao longo dela", explica Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.


A campanha também busca reconhecer o papel do cuidador, como forma de valorizar esse momento que, por mais desafiador que seja, reflete a forma de retribuir todo o amor à pessoa que sempre cuidou da família. A “Casa de Vidro”, que já nasceu como a maior produção da marca, é uma criação da AlmapBBDO, agência responsável pela concepção do conceito criativo da campanha, em parceria com a marca, e produzida pela MyMama Entertainment. Foram mais de 6 meses de aprofundamento, e discussões para se chegar ao tema e ao tom a ser abordado, além de escuta ativa para identificar os assuntos latentes e de interesse, para só então chegar à etapa criativa e de concepção do audiovisual. O formato escolhido para a peça da campanha foi um curta-metragem de grande produção com mais de 4 minutos, que teve como estratégia aproximar a linguagem publicitária do cinema, explorando mais a profundidade nas falas e discussões, dando assim ainda mais força à execução criativa e, consequentemente, ao potencial de engajamento.


A trilha sonora conta com trecho da música You Learn, da Alanis Morissette, escolha intencional para uma conexão emocional de grande parte da audiência, os millennials, que viveram o lançamento da música no auge da carreira da cantora na década de 90. Além disso, a faixa etária é a que enfrenta mais de perto os desafios dos pais se tornando idosos, sendo a maior fatia da população vivenciando esse momento que pode se identificar com o tema abordado. A voz feminina embalando o filme potencializa ainda mais o lugar de acolhimento e as situações representadas pelas personagens do filme, enriquecendo a mensagem.


O curta-metragem terá estreia no dia 25 de novembro nas plataformas sociais da marca, seguido de uma estratégia de reverberação 360° com veiculação da versão de 60 segundos em horário nobre na TV aberta e nova ação em TV paga, com o tema sendo pauta de episódio do programa Saia Justa, onde a Eliana e as apresentadoras trarão o tema com muita sensibilidade para a roda de conversa, com suas vivências reais, reconhecendo o amor e esforço de cuidadores, e intervalo estendido na programação para exibição da versão do filme na íntegra. No digital, conteúdos com histórias reais e experiências pessoais, aproximando ainda mais o tema das diferentes audiências, serão produzidos por creators parceiros da marca, que complementam a reverberação da campanha.


O filme idealizado para a campanha de Natal de 2024 do Boticário, o tema e todas as ativações relacionadas reforçam a construção que a marca vem trabalhando em datas comemorativas. "Mais uma vez, tivemos a oportunidade de tocar em temas fundamentais para a sociedade que são pouco abordados no nosso cotidiano – um privilégio fazer isso ao lado de uma marca como O Boticário, que vem, de forma consistente, elevando o padrão de produção e o impacto de suas campanhas”, comenta Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.


A grandiosidade do momento da marca, começando pelo lançamento do filme de campanha de Natal, pode ser traduzida pelos números que toda a produção cinematográfica levanta: foram 250 pessoas envolvidas na captação; 50 horas de duração das gravações; e 9 semanas para a concepção da ideia até a finalização do curta-metragem. O vidro e a madeira utilizados para representar o conceito da “Casa de Vidro” ganharam destinos com propósito, sendo parte direcionados para reciclagem e outra parte doada para a reconstrução de residências de comunidades em São Paulo e também para uso na construção do carnaval de uma escola de samba da mesma cidade.



*Entre marcas de fragrâncias, beleza e cosméticos.


Ficha Técnica

Agência: AlmapBBDO


Anunciante: O Boticário


Título: Casa de Vidro


Produto: Natal 2024


Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu.


CCOs: Luiz Sanches e Perni.


Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama.


Diretor de Criação: Philippe Degen.


Criação: Beatriz Fiori, Pedro Hefs e Yasmin Oliveira.


Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Giuliano Springuetti


Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Vivianne Santos, Thais Guarlotti, Júlia Vasconcelos e José Henrique Pereira.


CSO: João Gabriel Fernandes.


Planejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Júlia Martins, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João Calasans.


CDMO: Rafaela Alves.


Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Steffany Ribeiro, Camila Lopes, Patrick Novais, Larissa Alves e Leticia Cavalcante.




RTV: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti


Aprovação Cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Impelizieri Carrasco, Giovana Orlandeli, Ligia Monteiro, Mariana Fiordelice, Izabella Franceschi, Bibiana Padula, Mayara Salgueiro, Maryana Real e Orru e Rafaela Lopes


PRODUTORA DE IMAGEM: MyMama Entertainment

Direção: Kid Burro

Assistente Criativo: Luigi Madormo

Direção 2ª unidades (kits): Ana Valente

Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad

Produtos Executivos: Pati Caldas, Mafe Cicaroni e João da Terra

Atendimento: Silvia Neri e Maribê

Atendimento Jr: Rafael de Paula

Assistente de Atendimento: Tabata Viana

Assistentes de Coordenação: Paulo Marco, Juci Santos e Victoria Mazzia

1° Assistente de Direção: Juliana Pellegrino

2° Assistentes de Direção: Beatriz Masselli Oioli e Filipe Cstejón Felix

Continuista: Ana Carolina Martins Alho

Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini

1° Assistentes de Câmera: Patricia Romero e Mauro Angelo Imperatrice

2° Assistente de Câmera: Camila Morales Maffia

Diretora de Fotografia 2ª Unidade (Kits): Dariely Belke

1° Assistente de Câmera 2ª Unidade (Kits): Elisa Manuella Ratts

2° Assistente de Câmera 2ª Unidade (Kits): Camila Rodrigues Yano

Vídeo assist: Waldemar Teixeira

Video assist 2ª Unidade (Kits): Luiz Fernando Zamin

Logger: Felipe Delgado e Vanessa Alves

Diretor (a) de Fotogafia (Filme Convenção): Lícia Arosteguy

1° Assistentes de Câmera (Filme Convenção): Bruna Moraes de Araújo

2° Assistentes de Câmera (Filme Convenção): Beatriz Dos Reis Moura

Vídeo Assist (Filme Convenção): Andressa Pimentel

Logger (Filme Convenção): Fezão Barbieri

Operador de MOVI: Daniel Augusto Torquato de Santi

Steadycam: Mariana Porto

Gaffer: Rodolfo Alonso de Melo

1° Assistente de Elétrica: Michel Aparecido Sant Ana de Oliveira e Vinícius Prado Fasciolo

2° Assistentes de Elétrica: Wender Oliveira da Silva, Giovanni Gomes Araújo, Moacir Monteiro Filho, Denis Fabri, Igor Fernandes de Carvalho, Hudson Monteiro de lima Dantas, Daniel Rodrigues Araujo, Maurício Garbim, José Jackson Martins da Silva, Rodrigo Dias e Denis Manoel

Chefe de Máquinária: Rodrigo Augusto de Melo

1° Assistentes de Maquinária: Bolt, Alvaro Bispo e Orlando

2° Assistentes de Maquinária: Leo Ribeiro, Ratão, Maryse Alves Silveira, Duddy, Igor Marambaia, Zina, Cristiano Tertuliano, Lucas Gurgita, Diogo da Silva Capella, Ricardo Galdino Canutti e Fabio Bigode

Técnico de som direto: Samuel Braga

Ass. Som Direto: Emerson Rigoni

Diretora de Produção: Gisela Takara

Produtor: Nicolas Vasquez

1° Assistentes de Produção: Ana Caroline Novaes e Erlon Sousa

Direção de Arte: Vicente Saldanha

Produtor de Arte: Paulo Puerta

Assistentes de arte: Gabriella Abreu Olivo

Produtor de Objetos: Sergio Heineck

Assistente Objeto: Lina Monteiro

Contraregra: Rodrigo Silva

Efeitista: Julio Aires Sobrinho

Culinarista: Neka

Produtores de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena

Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz

Elenco: Ana Elisa Mattos, Stephanie Lourenço, Malu Bierrenbach, Hugo Torrens, Paulo Amaral, André Garcia, Salete Fracarolli, Erica Letang Elias, João Miguel Libarino, Júlia Turati, Laura Bicudo e Luisa Bertoli

Figurinista: Nina Guimarães

Assistentes de Figurino: Isadora Binotti, Kim Helena e Natassia Gulusian

Camareiras: Cheila Roque e Girley Andrade

Make & Hair: Simone de Souza

Assistentes de Make & Hair: Gleice Diana, Tatiana Sanches Manfrin, Aline Pinto dos Santos e Silvana Reis

Manicure: Claudia Regina Correia

Pós Produção: Nash

VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi

Producer: Flavia Gannam

VFX Artists: Alice Villela, Andre Neumann, Caique Veloso, Cirilo Bonazzi, Diogo Castro, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Assoni, Rafael Jimenez, Renata Prado

3D Diretor Técnico: Guilherme Casagrandi

VFX Producer: Claudio Colângello

VFX Lead: Raul Rodrigues

Artistas de Efeitos 3D: ⁠Guilherme Bermud, ⁠Luiz Reis, ⁠Marco Antônio dos Santos, ⁠Bruno Merli

Conform: Gabriel Bittencourt

Color Grading: Clandestino

Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo

Conform: Luiza Freire

Atendimento: Elciane Magda

Coordenador de Pós Produção (MyMama): Fezão Barbieri

Editora: Carol Leone

Finalizadores: Diogo Beber e Raphael Tarso

Assistente de finalização: Vitor Torres

Assistentes de set: Marcelo Takara,Edson Ferreira (Rodela), Alexandre Da Rosa, João Paulo dos Santos, Pedro Takara, Marcio Garcia, Sandro de Melo Silva

Motoristas: Almir de Sousa, Santos, Alexandre Penkal, Gesiel Carvalho, Joelson Falvio,Portuga, Adaias dos Santos, Barba, Esdras de Lima, William Silva, Edson Rodrigues, Aparecido Vitalino, Edilania Rodrigues, Adolfo de Gouveia, Delley, Marcos Pereira, Duda, Osmar Alonso, Marisvaldo Souza, JOB Transportes (Tarcisio) e Adelvan Barbosa

Seguranças: Alex Sandro Tomaz Afonso, João Batista dos santos silva e Eneias Leite de Almeida

Bombeiros: Alexandra Silva Batista, José Carlos de Camargo, Renata ferraz das Chagas e Ana Carolina Guimarães

Set Sustentável: Piu


PRODUTORA DE SOM: SATELITE AUDIO

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Naren Nakamura

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio Lows

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre Giannini

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli


Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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