segunda-feira, 11 de novembro de 2024

COMEÇOU: Brasil recebe Jogos Pan-Americanos dos Surdos até domingo (17)



Já começou! O Brasil recebe, até o próximo dia 17 de novembro a 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, que conta com apoio da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
A competição reunirá cerca de mil surdos atletas das Américas na cidade de Canoas e contará com 12 modalidades de esporte, entre elas: futebol, basquete, tênis de mesa, natação, futsal e xadrez.

 


A edição deste ano receberá comitivas de 18 países, além do Brasil, e terá a presença de dois convidados, Jamaica e República Dominicana. Em 1971, em Buenos Aires, na Argentina, foi criado o Comitê Desportivo Pan-Americano para Surdos (COPANDIS). No entanto, a organização ficou inativa entre 1975 e 1994. Nesse ano, o vice-presidente da CISS, John M. Lovett, e a secretária Donalda Ammons se encontraram com representantes de quatro países em Caracas, Venezuela, e, juntos, decidiram reativar a organização, renomeando-a para Esportes Pan-Americanos para Surdos (PANAMDES).


 


"Os Jogos Pan-Americanos de Surdos são um evento crucial que merece ser valorizado, pois oferece visibilidade e apoio aos surdoatletas de diversos países. Há uma grande disposição da ULBRA em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como Futebol, Vôlei e Futsal. Além disso, a realização desse evento pode fortalecer os surdoatletas, permitindo um treinamento regular e elevando seu nível de desempenho para competições futuras”, aponta Alexandre Dale Couto, presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano


 


Pedro Bonnassiolle, presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), completa: "Estou profundamente orgulhoso dos atletas que se prepararam para participar do nosso evento pan-americano, que não é realizado há 12 anos. Desejo-lhes que, com esforço e dedicação, alcancem todas as suas metas e se preparem para os próximos desafios".


 


Para sua realização a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a PANAMDES contam com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da ULBRA, do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul e da Brigada Militar, além de empresas como a Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital.


 


“Nossa missão como empresa é contribuir com um mundo mais inclusivo para todos. Estamos animados em apoiar um evento que une esporte e inclusão e ficamos felizes de nos conectar com esse ecossistema, além de acionar parceiros, colaboradores e amigos para esse momento”, comenta Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk.


 


Há mais de 10 anos no mercado, a Hand Talk é uma startup que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia e criou duas soluções de acessibilidade; uma para sites de empresas que contam com diversos recursos assistivos, e um aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 


Serviço:


 


Jogos Pan-Americanos de Surdos 2024


Data: de 10 a 17 de novembro


Horário: a partir das 8h


Sobre: Em sua 6ª edição, os Jogos Pan-Americanos de Surdos contará com 11 modalidades e deverá reunir centenas de surdos atletas das Américas na cidade de Canoas (RS), entre os dias 9 e 16 de novembro de 2024.


Mais informações nos links oficiais: site e Instagram


 


Edições anteriores:


1975 – Caracas (Venezuela)


1999 – Havana (Cuba)


2003 – Buenos Aires (Argentina)


2007 – Valencia (Venezuela)


2012 – Praia Grande (Brasil)


2024 – Canoas (Brasil)


 


Sobre a Hand Talk


A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário