No longa, recentemente chegado a Paris, Souleymane tenta sobreviver entregando refeições usando uma bicicleta. Ao mesmo tempo, se prepara para uma determinante entrevista visando a obtenção de seu asilo na França e de documentos que lhe permitam trabalhar formalmente no país. Mas ele encontra muitas pedras em seu caminho. Estruturado como um thriller social, “A História de Souleymane” oferece uma intensa reflexão documental entrelaçada com uma tocante ficção humanista.
Assim como seu personagem, o ator Abou Sangare enfrenta uma série de obstáculos em busca de regularizar sua situação na França. Ele está no país desde seus 16 anos – tem 23 - e, há sete, tenta obter residência, que já foi negada três vezes. Este ano, durante o trabalho de divulgação de “A História de Souleymane”, o ator chegou a sofrer uma ameaça de deportação. De acordo com o site francês Franceinfo, na última semana (dia 10) ele conseguiu uma autorização de permanência de residência por seis meses, porém ainda não para trabalhar como mecânico, profissão para a qual se preparou.
O diretor do longa-metragem, Boris Lojkine, declarou que a escolha de Abou para o papel de Souleymane foi uma grande responsabilidade, e ressaltou: “Apenas quando ele conseguir seus documentos é que sentirei que finalizei meu filme.”
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Sobre a Bonfilm
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e com uma edição em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário