quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Fernanda Castro é semifinalista do Prêmio Jabuti



A escritora Fernanda Castro concorre com seu livro "Mariposa Vermelha", publicado pela Suma do grupo Companhia das Letras, como semifinalista na categoria de Romance de Entretenimento. A lista com os finalistas está prevista para ser divulgada no dia 5 de novembro.

Em pleno outubro, no qual é celebrado o dia das bruxas, a autora, que mora no Recife desde a infância, recebeu a notícia de que sua protagonista bruxa, Amarílis, faz parte dos indicados ao prêmio. "Ter um livro indicado ao Jabuti é um reconhecimento enorme do trabalho duro não só do autor, mas de todas as pessoas envolvidas no processo editorial de apresentar uma história ao público. Fico ainda mais honrada por estar representando a fantasia e o romance romântico, dois gêneros pelos quais sou apaixonada e que não costumam receber tanto espaço nesse tipo de premiação. Estou muito feliz", conta a autora.



"Mariposa Vermelha" é uma fantasia romântica (romantasia) que conta a história de "Amarílis", uma bruxa que esconde seus poderes em meio a uma ditadura que proíbe magia e que quer vingança contra um general que fez mal à sua família. Para isso, contará com a ajuda de Tolú, um demônio invocado por ela especialmente para isso, mas que também despertará outros sentimentos na bruxa. O livro é repleto de metáforas e subjetividades com relação a questões como memória, limites do ser humano, repressão e a busca por entender quem é e o que pode ser.  



Mariposa Vermelha está disponível na Amazon Brasil e nas principais livrarias do Brasil. Saiba mais pelo Instagram da autora.



Sobre Fernanda Castro:






Fernanda Castro é escritora, tradutora e preparadora de textos. Nasceu no Rio de Janeiro pelos acasos da vida, mas voltou para perto da família no Recife ainda bebê, onde mora até hoje com o marido e vários bichos estranhos. Além de diversos trabalhos em ficção curta, publicou Lágrimas de Carne (Dame Blanche), O Fantasma de Cora (Gutenberg) e o conto “Não vai ser a primeira, nem a última” na primeira edição da revista Suprassuma. Mariposa vermelha é seu primeiro romance publicado na Suma.




Sobre Mariposa Vermelha:





Embarque numa jornada repleta de coragem, pactos e relações intensas.



Amarílis é uma jovem humilde que trabalha com corte e costura na grande fábrica de roupas da cidade de Fragária. Ela passou a vida toda reprimindo o próprio poder, temendo suas consequências. Sabe muito bem dos perigos de possuí-lo e jamais se esquece dos horrores que a magia causou a sua família.


Certo dia, ela encontra uma pessoa do passado que logo identifica como o general responsável pela morte de sua mãe e decide vingá-la. Para isso, toma uma decisão drástica e apela ao sobrenatural. E mesmo quando Tolú, o demônio que atende seu chamado, revela que a oferenda de Amarílis é baixa demais para que ele mesmo possa causar a morte de um homem, ela insiste em seguir em frente, decidida a fazer justiça a qualquer custo.


Amparada por Rosalinda e Antúrio, seus grandes amigos, e guiada por Tolú, a jovem embarcará em uma jornada para enfrentar seu passado, descobrindo ao longo do caminho a própria força e a Amarílis que deseja ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário