Entre os palestrantes, estiveram Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Inclusiva, e Shâmara Rached, psicóloga e mãe atípica. Eles trouxeram reflexões sobre como transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor para crianças com autismo. A capacitação foi direcionada a professores, diretores, psicopedagogos e demais profissionais da área educacional, visando garantir a continuidade do processo terapêutico dessas crianças dentro do ambiente escolar, facilitando sua socialização e bem-estar.
“As escolas têm um papel fundamental na integração das crianças autistas. Nosso objetivo é capacitar os educadores para que eles possam acompanhar e reforçar o processo terapêutico, promovendo uma verdadeira inclusão”, destacou a psicóloga da Clínica Ninho, Mirtes Martins.
Durante o evento, Lucelmo Lacerda também enfatizou os desafios enfrentados pela educação inclusiva no Brasil. “Os processos de educação inclusiva ainda estão em construção no país, e isso demanda tempo e esforço. Individualizar esses processos é essencial para garantir a efetividade. No evento, abordamos as práticas baseadas em evidências que fazem mais sentido no contexto do transtorno do espectro autista. Foi um encontro incrível, com um público bastante empolgado, e acredito que conseguimos proporcionar um diálogo muito produtivo para avançarmos nessa questão em Recife”, destaca.
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