segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Dia das Crianças com atividades lúdicas no Quarto Infantil com Brinquedoteca da CasaCor PE



Amanhã (8), das 15 às 17h, um grupo com 22 crianças da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, instituição referência em educação inclusiva - localizada nos arredores do Morro da Conceição, em Casa Amarela, terá uma tarde voltada para atividades lúdicas e educativas no espaço do Quarto Infantil com Brinquedoteca da CasaCor PE.
No local, os pequenos, com idades em torno de 8 anos, irão participar de contação de histórias com a escritora, Drica Shinohara, e show de mágicas com Rodrigo Lima, além de distribuição de lanche.


A ação, em comemoração ao Dia das Crianças, será promovida pela DuoPL Arquitetura - empresa responsável pela concepção do ambiente – em parceria com a Evviva e a Empório da Luz. A ideia de promover as atividades surgiu a partir da conexão da concepção do projeto do Quarto Infantil com Brinquedoteca que traz como referência o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com influências que remetem desde a sua arquitetura, passando pelas suas tradições e costumes.


Foi lá que, depois de algumas visitas, as arquitetas Carolina Puttini, Catarina Lins e Mariana Perazzo, sócias na DuoPL Arquitetura, viram crianças soltas, rindo, brincando e correndo pelas ruas e praças atrás de uma bola. Nada de tecnologias! Tudo ali, ao alcance de todos, na maior simplicidade e fazendo a alegria da garotada. As vivências que elas experimentaram renderam reflexões que se traduzem no espaço que traz diversos elementos que lembram a “infância de antigamente”, aquela época que até hoje dá saudade. Um local de interação, capaz de entreter e manter as crianças longe das telas.


 


Essa relação das brincadeiras de antigamente com o não uso de nenhum tipo de tecnologia foi o que norteou o desenvolvimento do projeto. “Temos consciência dos danos causados pela dependência dos aparelhos digitais, iniciada desde a infância. Desde as relações pessoais que podem ser seriamente impactadas através de posturas e comportamentos anti sociais decorrentes do uso excessivo de telas, até os problemas físicos associados, tudo é afetado pelo uso precoce e excessivo”, enumera Mariana Perazzo, uma das sócias do escritório.


 


“Nossa ideia é incentivar a saúde social e emocional das crianças e promover um resgate da infância tradicional do passado. Utilizamos cores e formas capazes de estimular a interação corporal, através do “olho no olho”, do contato físico, do movimento, do “ser criança” e a demonstração disso. Acreditamos que essa busca pela infância tradicional, reflete na base de uma sociedade mais humana, menos adoecida e que, consequentemente, estamos contribuindo para um mundo melhor. E esse momento de trazer as crianças para dentro do nosso espaço, é uma maneira não só de humanizá-lo, como também uma oportunidade para os pequenos terem esse sentimento de pertencimento do seu bairro, da sua comunidade, valores e história, da cultura, das tradições e, principalmente, do regionalismo associado a isso tudo. É o que queremos transmitir”, pontua a arquiteta.


 


SERVIÇO:




O quê? Homenagem a um grupo de crianças da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, instituição referência em educação inclusiva, no Quarto Infantil + Brinquedoteca da CasaCor PE. Haverá contação de histórias com a escritora, Drica Shinohara, e show de mágicas com Rodrigo Lima, além de distribuição de lanche.


 


Quando? Amanhã (8/10)


Horário? 15 às 17h


Onde? Edifício Palazzo Itália – Av. Vigário Tenório, 55, Recife Antigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário