quarta-feira, 5 de julho de 2023

A constante qualificação profissional e a excelência no atendimento no mercado automotivo



À medida que o mercado global continua a evoluir e se transformar em grande velocidade, a qualificação adequada se tornou mais crucial para profissionais em todas as áreas, e isso não é diferente para quem atua no setor automotivo.
Para se manterem relevantes e competitivas, as empresas e os prestadores de serviços precisam adquirir novos conhecimentos e aprimorar constantemente suas habilidades para atender às demandas na constante mudança do mundo atual. 

O Maxxi Trainning Academy, plataforma da Cia DPaschoal de capacitação técnica e de gestão para profissionais do setor automotivo, que há 11 anos auxilia o mercado na construção e distribuição de conhecimento técnico, comercial e de gestão, oferece agora, também a profissionais da área, o Selo Maxxi Educação Automotiva, uma certificação que reconhece sua dedicação e comprometimento em se tornar um profissional qualificado no setor.

“Nosso Selo Maxxi Educação Automotiva certifica profissionais que buscam atualização constante, a iniciativa começou reconhecendo parceiros na indústria, e em 2022 entendemos que era necessário estender a certificação para os profissionais da reparação automotiva,  acreditamos que assim como ocorre com o médico que tem orgulho de colocar o seus certificados na parede do consultório o mecânico também se orgulha de colocar os seus certificados na oficina”, diz o Gerente de Treinamento do Maxxi Trainning Academy, Leandro Matheus Vanni. “A certificação é a única do setor automotivo com foco em atualização e formação profissional e ela pode ser obtida por qualquer profissional do setor gratuitamente, graças às parcerias que temos com as principais indústrias do setor automotivo”, completa o Gerente.

Com a constante evolução da indústria automotiva, a qualificação adequada torna-se cada vez mais essencial para aqueles que desejam trabalhar nesse setor. O setor é altamente complexo e tecnologicamente avançado, exigindo profissionais altamente qualificados e capacitados para atender às demandas do mercado. Profissionais qualificados têm conhecimentos atualizados sobre as últimas tendências, sistemas e componentes automotivos, permitindo que eles entendam e lidem com os desafios técnicos do setor.

No mercado automotivo, a capacidade de diagnosticar e resolver problemas de maneira eficiente é essencial e uma qualificação adequada permite que os profissionais identifiquem, com precisão, os problemas mecânicos e eletrônicos dos veículos, economizando tempo e recursos, proporcionando a satisfação de seus clientes. A segurança automotiva é uma preocupação primordial e com isso, profissionais qualificados compreendem os padrões de segurança e regulamentações relevantes e garantem que os veículos estejam em conformidade com as normas estabelecidas. 

“É extremamente necessário para nós, reparadores, estarmos sempre atualizados em relação aos sistemas automotivos, acompanhando os conteúdos apresentados pelos fabricantes, com relação ao funcionamento e montagem correta, aplicação e também em sobre a garantia do produto. Não importa se o conteúdo é sobre produtos da linha leve, linha pesada, linha agrícola, linha de motocicletas, ou semelhantes, o que importa é que temos que ter conhecimento global de tudo que está relacionado com a nossa área profissional, para que possamos oferecer um serviço de excelência. As evoluções  tecnológicas não param, e temos que acompanhá-las”, garante Saturnino Tsukide, proprietário da Auto Mecânica e Elétrica Himag, de Campinas-SP, que recebeu o Selo Maxxi Educação Automotiva.

Profissionais que já atuam, ou aqueles que buscam uma carreira nesse setor, devem buscar constantemente oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para se manterem atualizados. A qualificação adequada não apenas beneficia os profissionais individualmente, mas também contribui para o crescimento e a competitividade da indústria automotiva como um todo.

Vale ressaltar ainda que, em um cenário cada vez mais centrado no cliente, a excelência na prestação de serviços não pode ser negligenciada. Empresas de todos os setores devem priorizar a criação de uma cultura organizacional focada no atendimento excepcional ao cliente, investindo em treinamento e desenvolvimento de suas equipes, ouvindo atentamente o feedback do cliente e buscando constantemente maneiras de melhorar. Essa excelência na prestação de serviços vai além de simplesmente atender às expectativas do cliente, significa superá-las, surpreender e encantar os clientes em cada atendimento.

Segundo Leandro Mateus Vanni, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e no setor automotivo esse cenário não é diferente. “Com o avanço da tecnologia, novas habilidades e competências têm surgido como requisitos essenciais em muitas áreas. Para se destacar no mercado de trabalho, é importante investir em educação e desenvolvimento contínuo. Cursos de atualização, certificações, participação em workshops e eventos da área podem ajudar a adquirir as competências necessárias. A combinação de habilidades técnicas, competências interpessoais e capacidade de aprendizado contínuo são fundamentais para os profissionais que desejam se destacar e prosperar em um mercado de trabalho em constante mudança. É dentro desse cenário que o Maxxi Trainning atua: oferecendo conteúdos atualizados em parceria com os principais fornecedores do setor. Já capacitamos milhares de pessoas e vamos capacitar cada vez mais”, afirma Vanni.

Instrutores de organizações de ensino profissionalizante também têm acesso às capacitações oferecidas pelo Maxxi Trainning Academy. “Gostaria de destacar a excelência do Maxxi Trainning no fornecimento de treinamentos, em parceria com as mais conceituadas empresas do ramo automotivo, o que nos proporciona uma atualização constante das novas tecnologias, equipamentos e, principalmente, dos procedimentos, para que não impliquem aos proprietários dos veículos, problemas que podem ser evitados. Somente no ano passado participei de um total de 86 treinamentos e continuo frequentando todos”, confirma Nelson Felix de Jesus Andrade, instrutor de treinamentos de qualificação e especialização profissional no Senai Ary Torres, em Santo Amaro, São Paulo-SP.

Proprietário da Cesar Car Automotivo, instalada na cidade de Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro-RJ, Cesar Andrade, destaca a necessidade de estar sempre atualizado com as novas tecnologias no segmento automotivo. “A oportunidade aparece para todo mundo, para isso é preciso buscá-las. Temos que estar em constante capacitação e treinamento no mercado automotivo e o Maxxi Trainning nos oferece essas oportunidades. Já participei de centenas de treinamentos e vejo que eles fazem a diferença no dia a dia do meu negócio”, afirma o empresário.

Dentre o planejamento para 2023, o Maxxi Trainning prepara para setembro, quando é comemorado o mês do consumidor, a segunda edição do Maxximizando, evento gratuito, destinado a profissionais da área automotiva sobre as últimas novidades e tecnologias do mercado e que em 2022 contou com a participação de grandes empresas do setor como DPaschoal, Bosch, da Magneti Marelli/Cofap, Mahle Metal Leve, Nakata, Fremax, Controil, Scheffler, SKF, Autocred, Continental, Valeo, Viemar Automotive, Cartech, Elring, Fras-Le, Monroe Amortecedores e Philips.

Sobre o Maxxi Trainning Academy

O Maxxi Trainning Academy surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal. 

Até o momento foram realizadas mais de 690 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 11 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro. 

“O mecânico devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, identificará avarias mais técnicas, aconselhará adequadamente o cliente e terá maior atenção às questões de responsabilidade ambiental, como o descarte correto de peças inservíveis e a troca de componentes apenas quando, de fato, houver necessidade”, diz o Gerente do Maxxi Trainning, Leandro Mateus Vanni.  

Saiba mais: https://www.maxxitrainning.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário