A artista carioca prepara seu primeiro EP solo "Referências", previsto ainda para este ano. O público confere uma prévia do talento de Ana Paula Cruz na performance com obras de gêneros diversos. O show exclusivo para a atração apresentada por Bia Aparecida também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play.
O espetáculo traz hits do cancioneiro nacional e músicas de artistas renomados. O repertório escolhido pela flautista inclui a releitura de sucessos de várias gerações como "Dona de Mim", "Vapor Barato", "Minha Alma", "Pescador de Ilusões" e "Tempo Rei", entre outras composições.
Alternância entre música erudita e popular
Com uma ginga própria e marcante, Ana Paula Cruz embala os telespectadores com um estilo que cativa. Conhecida nas rodas de choro e samba do Rio de Janeiro, a musicista combina a vivência no ambiente erudito e o interesse pelos gêneros populares, gosto que se mescla em sua experiência de vida.
Durante o programa, a flautista recorda a importância da disciplina e do estudo. Ela demonstra convicção ao falar sobre a ajuda do processo educacional que permeia sua trajetória desde a juventude. O apoio da família também contribuiu para Ana Paula decidir pelo caminho das artes e da educação. "Na faculdade, passei a me interessar em dar aula e me especializar em musicalização", explica.
A convidada destaca o aprendizado sobre sonoridade, técnica e repertório. "Aprendi a montar a flauta e a soprar. Ingressei na faculdade de música e fiz mestrado. Tinha um encantamento", lembra sobre a influência de professores e as etapas da carreira. Ele passou a ensinar e a compartilhar seu conhecimento na escola por meio da educação musical.
O palco de Ana Paula é o histórico estúdio 3 da emissora pública, espaço que já recebeu grandes apresentações e personalidades artísticas do país. Para essa performance, ela tem a companhia de um quarteto formado pelos músicos Nelsinho Freitas (piano), Edu Guerra (bateria), Affonso Velasques (baixo) e Daniel Santana (guitarra)
Também arranjadora e professora, Ana Paula já trabalhou com nomes de peso do universo do samba como Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Dorina. Em 2020, a flautista ganhou projeção ao participar das famosas lives da cantora Teresa Cristina.
Sobre a produção
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha do canal público.
O Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.
Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.
No ar aos sábados, às 23h15, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.
Com direção de Maíra de Assis em sua terceira temporada, o Cena Instrumental ainda traz depoimentos exclusivos dos convidados. Esses trechos aprofundam a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Cena Instrumental – sábado, dia 27/8, às 23h15, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário