quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Cainã Cavalcante lança álbum em tributo a Garoto neste sábado (13/11) na TV Brasil

Os sucessos do compositor e violonista Garoto são resgatados pelo músico Cainã Cavalcante que estreia seu novo disco no Cena Instrumental, programa exibido pela TV Brasil neste sábado (13), às 23h30. O artista lança o álbum com espetáculo exclusivo no estúdio da emissora pública e explica o projeto na entrevista para a apresentadora Bia Aparecida.

O convidado destaca o recém-gravado álbum "Sinal dos Tempos - Cainã toca Garoto", produzido em março. Ele revela curiosidades sobre a homenagem e explica a importância do trabalho deixado pelo popular Garoto, nome artístico do paulistano Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955).

Durante a entrevista, Cainã destaca a dimensão das harmonias, inteligência das composições e fluência da execução das composições de Garoto. O compositor e violonista cearense detalha essas qualidades. "Ele mexe com harmonias, arquitetura da música e contrapontos. Coloca o violão em outro patamar".

Cainã analisa o que Garoto representa em sua carreira. "Garoto é uma figura quase mitológica que sempre me acompanhou. Ouvia falar dele e admirava sua obra robusta. As pessoas chegam a ter medo de encará-la e trazê-la pra perto", conta o convidado que buscou fazer isso em seu tributo.

Além da conversa com a cantora e jornalista Bia Aparecida, Cainã apresenta sucessos que selecionou do repertório de Garoto para seu disco com dez faixas. Durante a produção da TV Brasil, ele interpreta clássicos como "Lamentos do Morro", "Nosso Choro", "Gente Humilde" e "Duas Contas" no show intimista.

Contemporâneo de ícones do cenário nacional, Garoto teve talento e sucesso equivalentes aos maiores astros do país. O músico fez história em programas que desenvolveu na Rádio Nacional na fase mais fértil de sua trajetória artística nos anos 1940 e 1950.

Considerado o "gênio das cordas" e um dos mais celebrados compositores de sua época, Garoto é uma das principais referências do violão moderno no Brasil. A poesia do autor que criou peças inovadoras está presentes na obra de grandes instrumentistas da atualidade no país e no exterior.

Com estilo único, ele teve seu patrimônio musical reverenciado por nomes que já partiram como Baden Powell e João Gilberto. Personalidades que estão na ativa atualmente como Guinga e Yamandu Costa valorizam a coletânea de Garoto.

A proposta desta edição do programa Cena Instrumental é mostrar que o legado de Garoto ainda encanta o público de várias gerações mesmo seis décadas após sua morte prematura. O artista faleceu aos 39 anos, vítima de ataque cardíaco, em 1955.

Parceiros na gravação do disco, o valoroso jovem Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e o veterano Paulinho Braga (bateria) também acompanham Cainã Cavalcante no especial gravado pelo artista no estúdio da TV Brasil.

Sobre a produção

Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela para o público na TV Brasil durante o programa Cena Instrumental, produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida na telinha da emissora pública.

Dirigido por Waldecir de Oliveira, o Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.

Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas com liberdade e improvisos que atestam o virtuosismo dos convidados.

No ar aos sábados, às 23h30, o programa apresenta personalidades consagradas e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

O Cena Instrumental ainda traz entrevistas exclusivas com os convidados o que aprofunda a experiência do público com o universo da rica música instrumental brasileira.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Cena Instrumental – sábado, dia 13/11, às 23h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário